Browsing by Author "Rosenblatt, Marcella"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Educar filhos com perturbação do espectro autista: um olhar parental sobre empatia e gestão construtiva de conflitosPublication . Rosenblatt, Marcella; Cunha, PedroO presente estudo procurou analisar a possível relação entre empatia e diferentes estratégias de gestão de conflitos em pais cujos filhos foram diagnosticados com Perturbação do Espectro Autista (PEA). Diante disso, o referencial teórico centrado em três capítulos vem discorrer sobre a Perturbação do Espectro Autista, a empatia e a gestão construtiva de conflitos, respectivamente. O primeiro capítulo buscou descrever o quadro clínico, retratar a origem e a evolução do diagnóstico, pontuar sobre a prevalência em Portugal e no mundo e, por fim, discorrer sobre a educação de um filho com PEA. No segundo capítulo foi possível aprofundar a conceitualização de Inteligência Emocional (IE) oferecendo uma ênfase maior para a empatia. O terceiro e último capítulo do referencial teórico, buscou definir conflito, explicar seus níveis e oferecer uma visão construtiva do mesmo. Na parte empírica, o estudo contou com uma amostra composta por 139 pais, cujos requisitos de inclusão da amostragem foram cumpridos e as devidas autorizações dadas por cada participante. Da análise e discussão de resultados, com a aplicação das subescalas IRI e ROCIII, os resultados apontam que o perfil de empatia mais comum entre pais com filhos diagnosticados com autismo é o perfil “Preocupação Empática” e “Integração” teve a pontuação mais elevada para o estilo de gestão de conflito. Além disso, verificou-se uma correlação positiva entre o perfil de empatia “Preocupação Empática” e o estilo de gestão de conflito “Integração”. Mesmo diante de algumas limitações, os objetivos definidos para a investigação foram cumpridos, nos permitindo compreender e avaliar os perfis de empatia e os estilos de gestão de conflito de pais que possuem filhos diagnosticados com autismo.