Browsing by Author "Rodrigues, Gabriel de Jesus"
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- Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e na Escrita e a Intervenção Educativa com o Recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação: as perceções de professores do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Rodrigues, Gabriel de Jesus; Madeira, LeocádiaO presente estudo debruça-se sobre as perceções de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) dos Agrupamentos de Escolas da Damaia e de Padre Vítor Melícias, quanto às dificuldades de aprendizagem (DA) na leitura e na escrita dos alunos e o apoio que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem oferecer. A metodologia adotada, de caráter quantitativo, teve por base um questionário adaptado de um estudo de Silva (2013) e, posteriormente, procedeu-se à sua validação. A recolha de dados foi feita através de um inquérito por questionário ao qual responderam 68 professores do 1º CEB. Para o tratamento e análise dos dados foi utilizado o software IBM SPSS versão 22.0 para Windows IBM (Corporation, New York, USA). Os resultados obtidos neste estudo corroboram os objetivos do mesmo. Segundo esta investigação sobre as perceções de docentes do 1º CEB quanto à prática pedagógica com alunos com DA, na leitura e na escrita, através da utilização das TIC, tecem-se as seguintes considerações. Uma intervenção educativa adequada efetuar-se-á com maior frequência se os Agrupamentos de Escolas/Escolas disponibilizarem (mais) TIC adequadas a alunos com DA na leitura e escrita, e será um contributo para a aprendizagem das suas competências básicas. Verificou-se que existe necessidade percecionada de formação e atualização de conhecimentos apesar dos docentes terem, ou não, frequentado formação específica nas áreas das TIC. Constatou-se também que a idade influencia a necessidade de formação e atualização de conhecimentos na área das TIC, observando-se maior necessidade de formação pelos professores com mais de cinquenta anos. Grande parte dos professores afirma que é necessária formação e atualização de conhecimentos nesta área. Quanto à preparação da prática docente através da utilização de recursos informáticos, consideram que promovem e se verificam progressos na aprendizagem na leitura e da escrita nos alunos com DA. Notou-se ainda que o género dos docentes influencia a frequência de utilização das TIC no desenvolvimento da prática letiva, uma vez que nesta amostra os docentes do género masculino recorrem mais às TIC.
