Browsing by Author "Rodrigues, Carlos Henrique Correia"
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- A relevância do teatro e da educação não-formal na inclusão social do jovem com deficiênciaPublication . Rodrigues, Carlos Henrique Correia; Silva, IsabelEste trabalho foi elaborado com o intuito de analisar a necessidade de existir uma interligação entre os estudos académicos e o conhecimento fruto do senso comum que é aprendido pela experiência no campo de ação (ou neste caso a falta de experiência, formação e informação). Partindo do pressuposto, por muitos, considerado como algo indiscutível, que, quer a saúde, quer a educação são um direito social e, que a acessibilidade é um direito constitucional, pretendemos neste trabalho identificar e evidenciar, recorrendo a exemplos do que é feito no terreno, as ferramentas que permitem a inclusão do jovem com deficiência. Neste trabalho, o objetivo é demonstrar a relevância e o contributo das artes, neste caso específico o teatro, para desenvolvimento da linguagem, da autonomia, e autoestima, das pessoas com deficiência, e a sua integração na sociedade. E alertar para as insuficiências e ou esquecimento, a nível de apoios do Estado e do poder local para com este grupo vulnerável. Devido a dificuldades económicas e socioculturais, nem todos os cidadãos com deficiência têm capacidade para usufruir deste tipo de educação informal, nem as associações que promovem este modelo de ensino, têm capacidade estrutural para alcançarem o “público-alvo”. A pesquisa teórica, foi feita em bibliotecas e na internet, por meio de sites institucionais, governamentais e educacionais. Os documentos, leis, decretos, normas, artigos, dissertações e teses encontrados foram sistematizados a fim de auxiliar a discussão. O trabalho de campo foi realizado numa Associação (G.D.M. Flor de Infesta) que possuí, na sua atividade dramática, um grupo de teatro formativo especial, constituído por pessoas com deficiência. No estudo de caso recorreu-se ao método etnográfico. Pretendendo-se com este procedimento, que o observador, uma vez por semana e durante seis meses, estivesse no local onde as pessoas conviviam e se socializavam, recolhendo dados e analisando emoções. O procedimento utilizado foi a denominada observação participante. Como complemento e dada a importância do tema e a sua especificidade, seria difícil falar teoricamente, sobre as limitações, os constrangimentos, as barreiras, quer físicas quer materiais, que dificultam o acesso e a real integração das pessoas com deficiência na sociedade a que pertencem. Ao trabalharmos os principais resultados, foi intensão, realçar que o acesso às artes, se torna relevante para viabilizar a inclusão educacional, social e cultural dos jovens com e sem deficiências, pois ao falarmos em inclusão devemos falar dos jovens em geral. E como conclusão, ousamos afirmar, que as artes são ferramentas que fomentam melhorar as condições de relacionamento social e minimizam as limitações sentidas pelos jovens, sobretudo, quando relacionadas com as diferenças.