Browsing by Author "Rodrigues, Beatriz Chelinho"
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- Moda e sustentabilidade: sustentabilidade, gestão da marca e determinantes da escolha do consumidorPublication . Rodrigues, Beatriz Chelinho; Fonseca, AnaNo estudo apresentado, propomo-nos analisar o tema da sustentabilidade no setor da moda. Um assunto de grande relevância na atualidade, uma vez que o setor da moda é responsável por danos ambientais e humanos, e por isso, engloba várias áreas de estudo, desde questões ambientais, a sociais e económicas. Segundo a Comissão Brundtland das Nações Unidas, a Sustentabilidade define-se como “atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades”. Reconhecemos o impacto positivo das novas tecnologias no nosso quotidiano, porém o lado negativo faz-se também sentir. Certos avanços tecnológicos levaram a um consumo desenfreado de recursos naturais, perturbando assim o equilíbrio ecológico. Hoje em dia, vivemos numa sociedade consumista, onde o conceito de “Fast-Fashion” tomou proporções problemáticas. Um dos sectores que mais poluição provoca é a produção têxtil. Marcas conhecidas do nosso público como por exemplo: Zara, H & M, entre outras, elegem o continente asiático como local de produção por este oferecer preços mais competitivos. Além disso, representa uma ameaça significativa para o meioambiente, por ser extremamente poluente. Uma das soluções encontradas foi optar pelo investimento em práticas sustentáveis. Deste modo, as indústrias da moda procuram cada vez mais assumir um compromisso mais responsável. Comprometem-se a investir numa produção mais sustentável e criam campanhas com o objetivo de guiar o consumidor a adotar um comportamento mais consciente. Nesta presente investigação, segundo os resultados obtidos a sustentabilidade ainda não se encontra suficientemente integrada no quotidiano dos consumidores de moda. Além de estarem atentos ao período difícil pelo qual estamos a ultrapassar, ainda existem lacunas que não os convencem a 100% de que as práticas de sustentabilidade podem resolver certos problemas existentes. No entanto, com a chegada da Covid-19, muitos consumidores se conscientizaram das dificuldades que se poderiam adicionar e começaram a prestar mais atenção ao seu próprio lado consumista. Nisto tudo, as marcas também têm um papel importante em jogo, sobretudo as de fast-fashion. Pois mesmo adicionando a sustentabilidade ao seu plano de negócios e aplicando novas práticas sustentáveis, dando à marca uma melhor imagem e que se preocupa com o bem-estar, é necessário, ou até essencial, não só fazer passar a mensagem, mas também mostrar e comunicar com os seus clientes das novidades propostas. Como explicado no caso de H&M. Dar ao consumidor o conhecimento, é um ponto importantíssimo, não só para contribuir à imagem da empresa como também contribuir para que os consumidores comecem a aderir a estes novos ideais que podem mudar o mundo.