Browsing by Author "Ribeiro, Mosane Pedro Machado"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Desafios, avanços e entraves do processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais na perspectiva da gestão escolarPublication . Ribeiro, Mosane Pedro Machado; Ventura, TerezaO processo de inclusão dos alunos com Necessidades Educacionais requer da equipe educacional um mais cuidadoso planejamento para que a inclusão realmente seja efetivada. E isso é possível quando existe uma gestão democrática. Para que possamos avançar no processo inclusivo, surgem os questionamentos: Quais são os desafios entraves enfrentados por uma gestão escolar no processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular de uma escola pública, de ensino fundamental municipal, no Brasil? Quais os avanços detetados? Ante esses questionamentos, o desejo por esta temática se fez presente e, assim, esta pesquisa tem como objetivo “Identificar quais são os principais desafios, avanços e entraves no processo de Inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais, na perspectiva da gestão escolar de uma escola pública municipal de Ensino Fundamental, da cidade de Mirinzal-Maranhão/Brasil”. Para responder aos objetivos propostos, esta investigação se apoiou numa metodologia qualitativa, configurando-se estudo de caso e, participando do estudo, cerca de 20 profissionais da equipa de educação de uma escola pública de Mirinzal-Maranhão. Com os resultados, verificou-se ser ainda presente que a escola busque o processo de formação de seus professores para atuarem no ensino aprendizagem do aluno com necessidades especiais. Infelizmente, nem todos os educadores possuem conhecimento específico para atuarem com a inclusão, em sala de aula. Há necessidade de um mais amplo compartilhamento das práticas pedagógicas inclusivas que dão certo para os professores especializados. Neste sentido, esperamos que esta investigação possa contribuir para o processo de formação dos profissionais da educação que atuam diretamente com os alunos com NEE.
