Browsing by Author "Ribeiro, Marcione Araújo"
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- Análise das adaptações curriculares na educação física na inclusão do aluno com necessidades educativas especiais na rede municipal de ensino fundamental I em Pedra Branca do Amaparí-Ap/BrasilPublication . Ribeiro, Marcione Araújo; Silva, RaquelNo intuito de contribuir para a problematização da educação em uma perspectiva incluisva, a presente dissertação teve como objetivo procurar conhecer e analisar a prática pedagógica inclusiva experimentada pelos professores de Educação Física em Escolas do Município de Pedra Branca do Amapari. Como procedimento metodológico foi utilizada uma entrevista semi-estruturada através de um questionário feito no aplicativo Google Forms e enviados por e-mail aos 13 aprofessores participantes da pesquisa, procurando abranger o que determina o Plano Curricular do Estado do Amapá, bem como o Referencial Curricular do Estado. O questionário aplicado abordava cinco domínios, o primeiro abordava o tema inclusão (Questões 1, 2, 3, 7), o segundo abordava o tema a formação do profissional (Questões 4, 5, 6), o terceiro abordava o tema aulas práticas (Questões 8, 9, 10, 11), o quarto abordava o tema aulas téoricas (Questões 12, 13, 14, 15, 16 e 17) e o último dominio inqueria sobre a Proposta Curricular do Estado do Amapá (Questões 20, 21). A análise dos dados obtidos mostraram que apesar de respaldada pela Política Nacional de Educação Especial da Perspectiva da Educação Inclusiva, o Currículo para se por em práticas metodologias voltadas para os alunos com necessidades educativas especiais se mostra obscuro. Os dados obtidos ainda destacam que, apesar da existência de documentos normativos de ordem Federal e Estadual que determinam um conjunto de ações operacionais visando a inclusão escolar com qualidade para alunos com necessidades educativas especiais, os profissionais de Educação Física ainda moldados pelo habtus das condições precárias inseridas em sua formação e atuação docente, possuem ciência da falta de recursos, entretanto, a maioria não assumem uma postura crítica que confrontem essa realidade. Além disso, a proposta do trabalho buscou deixar uma reflexão aos professores participantes, oportunizando uma rica oportunidade para reverem suas metodologias com relação aos alunos com necessidades educativas especiais, fazendo com que eles se apropiem de teorias educacionais que poderão contribuir na elaboração de suas aulas.