Browsing by Author "Ramos, Rodrigo Resende"
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- Proposta de um modelo de análise de decisões locacionais para os cursos na modalidade semi-presencial, oferecidos pelas universidades públicas do estado do Rio de Janeiro, Brasil - seminário do programa de doutoramento em Ciência da Informação, especialidade Sistemas, Tecnologias e Gestão da InformaçãoPublication . Ramos, Rodrigo Resende; Mesquita, Anabela; Gouveia, Luis Borges
- Sistema de informação de polos e cursos na modalidade semi-presencial, em universidades públicas, no Estado do Rio de Janeiro - proposta de análise de decisões de localizaçãoPublication . Ramos, Rodrigo ResendeSistema de Informação de polos e cursos na modalidade semi-presencial, em universidades públicas, no Estado do Rio de Janeiro - proposta de análise de decisões de localização
- Sistema de informação de polos e cursos na modalidade semi-presencial, em universidades públicas, no Estado do Rio de Janeiro: proposta de análise de decisões de localizaçãoPublication . Ramos, Rodrigo Resende; Gouveia, Luis Borges; Mesquita, AnabelaO Ensino a Distância (EAD) tem sido um importante instrumento de inclusão e qualificação das pessoas no Brasil, que é um país de extrema desigualdade social e econômica em diferentes regiões e mesorregiões, sendo necessárias políticas públicas no sentido de promover o desenvolvimento social e econômico por meio de uma educação inclusiva. Com esse objetivo, o consórcio CEDERJ (Centro de Educação à Distância do Rio de Janeiro) foi criado como uma política pública de ensino no âmbito do estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de promover a inclusão social e econômica de milhares de pessoas que antes não teriam a oportunidade de estudar em uma universidade pública. Idealizado em 1999, seguindo os ideais de Darcy Ribeiro, que ensejava criar a Universidade Aberta do Brasil, o CEDERJ foi um pontapé inicial, funcionando pelo formato de consórcio, onde cada agente (municípios, estado e governo federal) teria um papel a cumprir. Neste contexto, a decisão de localização de um polo a distância torna-se importante devido à mobilização política e de recursos necessários para a sua implantação. O modelo atual não observa o impacto social e econômico da existência de um polo presencial no município ou na região. Muitos municípios demandam a existência de um polo como uma política de ensino, mas sem ter as condições adequadas para o seu funcionamento ou sem analisar o impacto que terá na comunidade. O presente trabalho tem como objetivo geral propor um modelo de tomada de decisão para o problema de localização de polos presenciais para o Consórcio do CEDERJ, utilizando critérios de inclusão social e econômica. Como método de agregação, recorre-se à Análise Multicritério de Apoio à Decisão (AMD), de forma a oferecer um suporte eficaz para a escolha de locais direcionados à abertura de um polo de apoio presencial para cursos na modalidade semipresencial. Como aspectos metodológicos, foi proposto um modelo baseado em critérios de seleção (cinco critérios) julgados por meio de uma escala (Escala de Saaty), tendo sido realizada uma comparação par a par, permitindo a construção de uma matriz de hierarquização (modelo AHP). Como resultado, obteve-se a avaliação das alternativas e a escolha de melhor desempenho, evidenciando a efetividade que o modelo pode proporcionar aos tomadores de decisões do Consórcio CEDERJ/CECIERJ. Como indicadores foram escolhidos: salário médio, taxa de ocupação (empregos formais/população), taxa de professores por alunos matriculados, número de IES públicas na mesorregião (até 50km), Desempenho no IDEB (médias dos anos iniciais e finais da rede municipal e estadual). Para demonstração do modelo, foram escolhidas quatro cidades da região Norte Fluminense: Conceição de Macabu (A1), Quissamã (A2), São João da Barra (A3) e Carapebus (A4). Para cada critério foram criadas planilhas de comparação par a par, para o cálculo das Prioridades Médias Locais (PML´s) por meio da tabela de Saaty, que seriam os desempenhos das alternativas e os cálculos dos Índices de Consistências dos julgamentos. Posteriormente, os critérios foram comparados par a par, uns com os outros, com a finalidade de calcular os pesos. Para a seleção da melhor alternativa, foi calculado o vetor global, que dá-se por uma média ponderada, por meio da multiplicação dos pesos dos critérios e desempenhos das alternativas analisadas. Como conclusão, este trabalho alcançou o objetivo previsto, propondo um modelo de tomada de decisão para a seleção de polos de apoio presencial do CEDERJ, por meio da utilização de uma análise multicritério. Foi evidenciado, que o modelo desenvolvido utiliza dados facilmente obtidos, e por isso, o ponto forte é justamente a sua facilidade de implementação.