Browsing by Author "Queiroz, Thayse Gomes de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Literatura infantil: uma prática estratégica para o desenvolvimento cognitivo e mediadora da aprendizagemPublication . Queiroz, Thayse Gomes de; Saavedra, LuísaA literatura infantil é um dos meios mais eficientes na promoção do desenvolvimento de competências e habilidades comunicativas e intelectuais na criança e por isso, muitas investigações estão sendo feitas sobre este tema atualmente. Com base em pressupostos teóricos e a partir de verificações práticas, este estudo teve como principal objetivo compreender a importância da leitura de histórias infantis como estratégia para o desenvolvimento cognitivo e como mediadora da aprendizagem de crianças de 7/8 anos, a frequentarem o 2º Ano do Ensino Fundamental I. A orientação metodológica adotada relaciona-se com uma abordagem qualitativo/quantitativo e interpretativo e os dados foram coletados através de áudios sobre as histórias contadas individualmente a partir da apresentação de uma série de três imagens, das quais a criança deveria escolher uma e produzir uma história sobre ela, com mediação da professora. Conclui-se que houve uma variação no desempenho de habilidades comunicativas das crianças investigadas, levando-se em conta fatores como incentivo da família à leitura, interesse por histórias e facilidade para expor os pensamentos. A identificação de estratégias e de facilitadores de aplicação de leitura de histórias infantis para o desenvolvimento cognitivo e melhoria da aprendizagem, bem como a assimilação das melhorias obtidas a partir das práticas de leitura de histórias infantis. Constatou-se também que o uso de estratégias de comunicação cuja interação/mediação ocorre entre professor/aluno, eleva a competência de recontar/recriar histórias, portanto, foram evidenciadas nesta investigação a importância e a aplicabilidade da leitura de narrativas infantis como promotora de vários benefícios no âmbito de capacidades cognitivas, linguísticas e de aprendizagem.