Browsing by Author "Pinto, Ricardo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Conhecimento dos alunos relativamente à utilização de iodopovidona no tratamento de feridasPublication . Pinto, Ricardo; Martins, AliceO presente estudo, intitulado “Conhecimento dos alunos relativamente à utilização de iodopovidona no tratamento de feridas”, foi realizado no âmbito da unidade Projeto de Graduação e Integração à Vida Profissional inserida no 2º Semestre do 4º ano. Tem como objetivo geral identificar o conhecimento dos alunos do 3º e 4º ano do CLE da FCS - UFP Porto relativamente à utilização de iodopovidona no tratamento de feridas. O quadro teórico deste projeto foi elaborado a partir de pesquisa bibliográfica, no qual são abordados temas que abrangem a utilização de antissépticos e iodopovidona no tratamento de feridas. É um estudo de carácter descritivo, inserido numa abordagem quantitativa e transversal. Como instrumento de recolha de dados utilizou-se um questionário estruturado aplicado a uma amostra de 40 alunos do 3º e 4º ano do CLE da FCS - UFP Porto selecionada através de uma amostragem acidental não aleatória. Os recentes avanços científicos têm motivado mudanças nos conceitos tradicionais do tratamento de feridas. O meio húmido facilita a migração celular, a formação de tecido de granulação e reepitelização. A microbiologia tem demonstrado a citotoxicidade dos antissépticos e sua baixa efetividade no controlo tópico da infeção de feridas abertas. Todos os dados obtidos foram analisados com o programa SPSS utilizando a estatística descritiva. Os objetivos propostos para este estudo foram atingidos, na medida em que, se conseguiu identificar o conhecimento dos alunos do 3º e 4º ano de Enfermagem relativamente à utilização de iodopovidona no tratamento de feridas, sendo que alunos do 3º ano demonstram pouco conhecimento e os alunos do 4º ano razoável conhecimento sobre o tema. De referenciar que, são os alunos do 3º ano que apresentam menores conhecimentos comparativamente aos alunos do 4º ano, no entanto são os alunos do 4º ano que apresentem mais dificuldades na utilização da solução. A par do menor conhecimento apresentado pelos alunos do 3º ano, os mesmos apresentam mais dúvidas sobre a temática. Outro ponto a focar é a quantidade de alunos do 3º ano que nunca utilizaram a solução. Relativamente à opinião da amostra, os alunos do 4º consideraram que a iodopovidona é utilizada de forma excessiva no tratamento de feridas e que a sua utilização exagerada se deve a “protocolos” e “rotinas” estabelecidos, enquanto que os alunos de 3º ano referiram desconhecer. Em relação às práticas, pode-se concluir que, em certa medida o conhecimento teórico não corresponde à prática realizada.