Browsing by Author "Pinto, Karini da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O ensino da Geografia com o apoio das Tecnologias da Informação e ComunicaçãoPublication . Pinto, Karini da Silva; Ventura, TerezaEste estudo destaca o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no ensino da Geografia pelos professores da rede pública estadual do Maranhão. Tem como objetivo analisar o uso das TICs na perspectiva do ensino da Geografia para contribuir com o processo de ensino/aprendizagem. Para a construção desse estudo, discute-se as propostas de Kenski (2011), Castells (2003), Ferreira (2013), Moran (2003) e Francklin (2017). A investigação está pautada no método qualitativo, uma vez que é o mais adequado para a compreensão do fenômeno estudado. Faz-se uso da coleta de dados, apresentando gráficos, que são analisados durante o processo, para a compreensão do grupo envolvido, que é formado por 50 professores de Geografia que estão vinculados à Secretaria de Educação do Estado do Maranhão, Brasil, no ano de 2018. Para obtenção dos dados, optou-se pelo uso de questionário via internet. A partir da análise desses questionários, verificou-se que 70,8% dos professores de Geografia concordam que as TICs permitem uma aproximação do universo dos alunos, favorecendo a atenção e o aprendizado. Percebeu-se, também, a insuficiência de equipamentos tecnológicos no ambiente escolar, além da falta de formação continuada para os professores. Diante dos dados coletados, conclui-se que os professores inqueridos sabem utilizar a internet, apresentam interesse em aprender novas tecnologias, utilizam recursos tecnológicos em sala de aula, porém poucos passaram por algum curso de aperfeiçoamento em TICs, enfrentando dificuldades de integração entre as tecnologias e as suas práticas pedagógicas.