Browsing by Author "Pinto, Helder Rodrigo"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação da evolução de competências transversais e técnicas, num percurso de formação profissionalPublication . Pinto, Helder Rodrigo; Gouveia, Luis BorgesAs competências transversais são cada vez mais valorizadas pelas empresas recrutadoras. Estas competências são desenvolvidas ao longo da vida, mas também podem ser trabalhadas em contexto de formação profissional. Ao longo de um percurso de formação profissional é esperado que os participantes adquiram novas competências técnicas, mas será que as competências transversais são desenvolvidas em paralelo? O presente estudo, propõe um modelo de investigação que tem como objetivo dar resposta a esta questão, tendo como amostra participantes de cursos de Especialização Tecnológica na área 481 – Ciências Informáticas. Este modelo baseia-se em procedimentos de recrutamento e seleção e propõe a aplicação de instrumentos de recolha e medição de dados que possibilitem a avaliação de competências, sendo estes. os testes técnicos e as dinâmicas de grupo. É sugerido igualmente que as fases de aplicação dos instrumentos, se considerem: a inicial; a intermédia e a final, sendo reportada a recolha e o tratamento da informação obtida no contexto da avaliação da evolução de competências; e, por último, apresentada a análise e discussão dos resultados. Para analisar os dados obtidos, este estudo irá recorrer a metodologias qualitativas e quantitativas, de forma a conseguir complementaridade entre ambas e compreender melhor o cenário estudado. Os testes de aferição técnica devolvem um resultado quantitativo que é conseguido através da combinação de respostas corretas. No caso da avaliação das competências transversais, esta pressupõe a criação de um perfil de candidato através da definição de um conjunto de competências chave e respetivo comportamento esperado, recorrendo a dados atuais de competências procuradas pelas empresas na mesma área, sendo a avaliação efetuada de forma observável relativamente ao comportamento demonstrado, interação e atitudes. Na concretização desta investigação espera-se contribuir também para proporcionar às entidades de ensino um mecanismo de deteção de desvios na evolução esperada de competências; possibilitar a análise da relação dessa evolução com a potencial falta de motivação ou de abandono do percurso; e até facilitar o fornecimento de informação mais detalhada dos participantes às entidades parceiras de formação prática em contexto de trabalho.
- Avaliação da evolução de competências transversais e técnicas, num percurso de formação profissionalPublication . Pinto, Helder Rodrigo