Browsing by Author "Pinto, Ana Beatriz de Melo"
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- O impacto das práticas parentais na manifestação de problemas de internalização na infânciaPublication . Pinto, Ana Beatriz de Melo; Marinho, SusanaA parentalidade desempenha um papel muito importante no desenvolvimento emocional e bemestar da criança. A literatura evidencia estudos focados nas práticas parentais e o impacto nos problemas de internalização na infância, nomeadamente as dimensões Rejeição e Tentativa de Controlo. Este estudo tem como objetivo analisar o impacto das práticas parentais na manifestação dos problemas de internalização na infância e centrou-se na perceção dos pais, relativamente aos problemas emocionais dos filhos e as práticas parentais, e na perceção das crianças sobre as práticas parentais dos seus progenitores. A investigação decorreu num contexto escolar, numa população normativa, e num colégio privado, em que a amostra foi constituída por 74 crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, de ambos os sexos, e os seus respectivos pais. Para a recolha dos dados, foram utilizados o Questionário Sociodemográfico, para a caracterização dos participantes; o Egna Minnen Betraffande Uppfostran-Parents (EMBU-P e EMBU-C) que avalia as seguintes dimensões parentais: Suporte Emocional, Rejeição e Tentativa de Controlo, por auto e heterorrelato, e o Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ), para a avaliação dos problemas de internalização, nas crianças, a partir das subescalas sintomas emocionais e problemas de relacionamento com os colegas. Os resultados encontrados revelam que as práticas parentais associadas à Rejeição e Tentativa de Controlo parecem estar associadas a problemas de internalização, mas é importante salientar que, como esperado, a maior parte das crianças não apresenta problemas de internalização, uma vez que as práticas parentais predominantes são baseadas no Suporte Emocional, através de afeto e carinho, concluindo que estas práticas são vistas como fatores de proteção no desenvolvimento da criança. Reflete-se sobre algumas limitações encontradas e são apresentadas propostas para futuras investigações como programas de práticas parentais, centradas nas práticas indutivas, e materiais psicoeducativos para pais, de forma a responder a possíveis necessidades sobre o desenvolvimento dos filhos.
