Browsing by Author "Pinard, Julie Marine"
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- A saúde oral nos cursos de licenciatura em enfermagemPublication . Pinard, Julie Marine; Bulhosa, José Frias; Santos, José Manuel dosA educação em saúde oral para os estudantes de enfermagem é crucial, pois serão os profissionais de saúde mais próximos dos doentes. A saúde oral influencia diretamente a saúde geral dos pacientes e é um componente essencial do bem-estar deles. Sendo assim, é muito importante avaliar a inclusão e a abordagem dada à saúde oral no contexto dos cursos de Licenciatura em Enfermagem, garantindo assim que o currículo aborde de forma adequada estes tópicos, para assegurar prestações de cuidados adequados aos pacientes. Objetivos: Esta dissertação busca examinar a abordagem dos cursos de Licenciatura em Enfermagem em relação à saúde oral, com um foco específico na estrutura curricular e perceções dos coordenadores de curso sobre a importância da integração da saúde oral na formação dos alunos. Com isso, pode-se identificar lacunas, áreas de melhoria e, portanto, aperfeiçoar a preparação dos futuros enfermeiros. Material e métodos: O estudo foi realizado por meio do preenchimento de um inquérito online, destinado aos coordenadores de curso das 38 instituições que oferecem o curso de Licenciatura em Enfermagem em Portugal. Além disso, foi realizada uma entrevista com um coordenador, no âmbito de obter uma visão mais aprofundada das suas respostas no inquérito. Resultados: A totalidade dos oito coordenadores de curso que responderam ao inquérito concorda que deveria ser aprimorada a educação em saúde oral na formação dos futuros enfermeiros. Existe uma grande disparidade no número de horas lecionadas em relação a este tema, variando desde 2h até 20h, dependendo da instituição. Os tópicos mais abordados em aula são as técnicas de higiene oral, destacando a importância da prevenção de doenças orais. No entanto, os tópicos menos abordados são as doenças orais e os seus diagnósticos. A falta de conhecimento sobre este tema pode resultar em dificuldades na identificação precoce de problemas, no diagnóstico correto e, consequentemente, num tratamento eficiente dessas condições. Os coordenadores de curso acreditam que recursos adicionais úteis poderiam incluir a participação de especialistas nas aulas, a disponibilização de mais modelos para treino e também o aumento da carga horária de prática laboratorial. Conclusão: A abordagem fragmentada da temática da saúde oral demonstra uma lacuna significativa na uniformização e padronização do ensino de saúde oral nas instituições de enfermagem. Considerando que a saúde bucal é uma parte integrante da saúde geral dos pacientes, é muito importante revisar os currículos dos cursos de Licenciatura em Enfermagem para garantir uma abordagem mais equilibrada e abrangente que inclua tanto a prevenção como o diagnóstico das doenças orais. Isso facilitará uma melhor interação com os profissionais da Medicina Dentária, garantindo cuidados integrados, mais eficazes e até menos invasivos para os pacientes.