Browsing by Author "Pernas, Susete do Carmo Amaro"
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- A perceção da discalculia nos professores de matemática do 2º ciclo do ensino básicoPublication . Pernas, Susete do Carmo Amaro; Ventura, TerezaO intuito principal do presente estudo é investigar as perceções da discalculia nos professores de Matemática do 2º Ciclo do ensino básico. A escolha do tema “A perceção da discalculia nos professores de Matemática do 2º ciclo do Ensino Básico” deve-se, por um lado, às “tradicionais” dificuldades por parte dos alunos na disciplina de Matemática, por outro, ao facto de existirem escassas investigações sobre a temática da discalculia no 2º ciclo. Sendo a Matemática fundamental no dia a dia e imprescindível para a vida em sociedade, pretendeu-se refletir sobre a perceção dos professores sobre a garantia da sua aprendizagem por todos os alunos e como prevenir ou atenuar as dificuldades manifestadas nesta área. A orientação metodológica adotada no estudo empírico foi fundamentalmente quantitativa, tendo-se aplicado um questionário com a maioria das perguntas de resposta fechada (apenas uma resposta aberta). A amostra do estudo foi constituída por 99 professores, através do processo de amostragem em bola de neve (Snowball online). Constatou-se que os professores inquiridos dão grande importância à aprendizagem da Matemática para a vida futura dos alunos e manifestam forte aceitação dos objetivos programáticos apontados para a Disciplina. Verificou-se que a maioria dos inquiridos já tiveram ou têm alunos com dificuldades de aprendizagem, tendo identificado corretamente a definição de discalculia. Contudo, é grande a variabilidade de estratégias apontadas a adotar com estes alunos. A experiência profissional dos inquiridos (tempo de serviço) não está diretamente correlacionada com o grau de correção dos significados dados a Dificuldades de Aprendizagem e Discalculia mas está diretamente correlacionado quer com o grau de perceção dos professores para a sinalização de alunos com dificuldades de aprendizagem, quer com o grau de comprovação das mesmas. O nível de habilitações dos docentes está diretamente correlacionado com o grau de correção dos significados dados a Dificuldades de Aprendizagem e Discalculia mas são poucos os docentes com formação contínua na problemática da discalculia apesar de manifestarem interesse nesse sentido.
