Browsing by Author "Pereira, Lidiane dos Santos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Educação especial na perspectiva inclusiva nos anos iniciais: o que diz a escola e a famíliaPublication . Pereira, Lidiane dos Santos; Alves, Ana Paula AntunesO processo de inclusão nos anos iniciais da Educação Básica vem com transformações dos sistemas educacionais, e isso inclui o cumprimento de leis e decretos que trazem nas suas orientações teóricas, condições de acesso para alunos com necessidades especiais na educação regular. São principalmente mudanças na gestão da educação e na formação dos professores, que garantem o acesso a alunos com NEE à educação inclusiva. Neste cenário, o objetivo geral desta dissertação é analisar como ocorre o processo de inclusão dos alunos com necessidades especiais nos anos iniciais e quais os objetivos específicos que melhor se adequam: verificar se o planejamento pedagógico dos anos iniciais atende aos alunos com NEE; identificar se a escola possui estrutura física; identificar se os professores e a coordenação possuem formação em Educação Inclusiva. Neste contexto, é importante conhecermos todo o processo inclusivo no ensino fundamental; a estrutura física e pedagógica da escola; o processo de ensino aprendizagem do aluno com necessidades educativas especiais; o planejamento do processo pedagógico da escola e do professor, a formação continuada, para então buscarmos dentro toda esta estrutura, condições para a efetivação das linhas que se cruzam e renovam nos anos iniciais. Em relação à metodologia de investigação, ela incide sobre o contexto do estudo de caso, com a preocupação de mostrar um tipo de pesquisa qualitativa. Nesta análise orientada, os resultados vão no sentido de ajudar a compreender, que para a inclusão ser contemplada nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, será fundamental a formação continuada em inclusão para todos os profissionais que atuam diretamente com os alunos com NEE.