Browsing by Author "Pereira, Cristiana Silva"
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- Parâmetros linguísticos entre crianças que frequentaram o ensino pré-escolar e crianças que não o tenham frequentadoPublication . Pereira, Cristiana Silva; Peixoto, VâniaO objectivo deste estudo é comparar o desenvolvimento das competências linguísticas entre crianças que frequentaram o ensino pré-escolar e crianças que não o tenham frequentado, apurando qual dos dois grupos de crianças se encontra mais desenvolvido do ponto de vista linguístico e identificando quais as componentes da linguagem mais e menos beneficiadas, relacionando-as com o período de frequência do ensino pré-escolar. Esta amostra é composta por 30 participantes, 12 do sexo masculino e 18 do feminino, com idades compreendidas entre os 6 e 7 anos de idade. Para recolher informações acerca da amostra a investigadora utilizou uma ficha de caracterização individual, obtendo dados sobre alguns factores que podem influenciar o desenvolvimento da linguagem (sexo, patologias, acompanhamento por especialidade médica, acompanhamento em Terapêutica da Fala, frequência do ensino pré-escolar, com especificação da duração e frequência de actividades extra-curriculares) e através da aplicação da “Grelha de Avaliação da Linguagem – Nível Escolar” para avaliar a linguagem de cada participante no estudo. Os resultados indicam que factores como o sexo e perturbações sensoriais ou psíquicas, podem influenciar o desenvolvimento da linguagem, em CL específicas para cada factor. Relativamente aos resultados obtidos através da aplicação da GOL-E obteve-se um resultado controverso, uma vez que os participantes que frequentaram o ensino pré-escolar num período equivalente a dois anos obtiveram os resultados mais baixos, seguindo-se os participantes que não frequentaram este ensino (com resultados muito próximos ao grupo de participantes que frequentou o ensino pré-escolar durante 2 anos). Observou-se também que a CL mais desenvolvida corresponde à fonologia. Como conclusão é necessário consciencializar e informar os pais, cuidadores e educadores, no sentido de promover actividades e experiências que ajudem a criança a desenvolver as suas capacidades linguísticas. È essencial que o Terapeuta da Fala se reúna com os educadores de infância, promovendo actividades pedagógicas e a detecção precoce de crianças que possam ser candidatas a uma alteração no desenvolvimento da linguagem.