Browsing by Author "Pereira, Bruno Diego Fernandes"
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- A comunicação dos ícones de apps: uma abordagem sígnica da imagem da marca nos dispositivos móveisPublication . Pereira, Bruno Diego Fernandes; Mesquita, FranciscoA comunicação, em suas vertentes, encontra no sentido visual significados e perceções tão abrangentes que, se não forem considerados os fenômenos dos signos, pouco haveria de informar. Considerando-se o contexto tecnológico informacional protagonizado por dispositivos móveis como smartphones e tablets, a comunicação visual expande os horizontes se sua atuação para o plano das telas que, por sua vez, permite o acesso às ferramentas de software consideradas ubíquas num mundo conectado à internet. Sendo os aplicativos o ponto central de toda a experiência de mobilidade tecnológica na Internet of Things, buscou-se analisar seus signos identificadores, nomes e logótipos ou imagótipos, e classificar, com base nos estudos da semiótica peirceana, os signos encontrados nos ícones deste aplicativos, como fenômenos de primeiridade, secundidade e terceiridade. De forma complementar, a comunicação dos ícones permite uma análise a partir da identidade e da imagem das marcas das instituições que comercializam estes aplicativos. Com o objetivo de estabelecer tendências sígnicas entre os ícones dos dez aplicativos mais baixados no mundo, utilizou-se pesquisa descritiva e bibliográfica através de abordagens metodológicas fenomenológicas e estruturalistas, fundamentandose os conceitos referentes às dimensões da atividade institucional na esteira de Norberto Chaves, definições sobre marcas, tecnologias móveis, e a semiótica de Charles Peirce. Dessa forma, a análise global dos resultados permitiu a identificação de tendências voltadas ao aspeto descritivo e simbólico dos nomes, a predominância dos imagótipos e de quatro classes de signos, associadas aos ícones dos aplicativos mais populares do mundo, além da sólida relação entre a identidade e a imagem de suas marcas, pautadas na subjetividade do vínculo emocional entre emissor e recetor.
