Browsing by Author "Patriani, Fernanda Ferreira"
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- Dislexia: as perceções dos professores dos anos iniciais do ensino fundamentalPublication . Patriani, Fernanda Ferreira; Alves, Ana Paula AntunesO presente estudo averiguou as perceções, os conhecimentos e os equívocos acerca da dislexia por parte dos professores de ensino fundamental do município de Santo André, a fim de garantir a identificação e o suporte necessário oferecido em um contexto educacional inclusivo. As inquietações surgiram a partir de questionamentos como: O professor consegue identificar os sinais de transtorno de aprendizagem, em específico a dislexia? O que poderia ser feito para erradicar as lacunas conceituais? Na busca por respostas, optou-se por um estudo empírico, utilizando a metodologia quantitativa, na qual a coleta de dados se deu mediante a aplicação do instrumento de avaliação adaptado para a população brasileira “Knowledge and Beliefs about Developmental Dyslexia Scale (KBDDS)”, de Soriano-Ferrer e Echegaray-Bengoa (2014). O questionário envolveu 67 professores de escolas que atendem ao ensino fundamental I, servidores da rede municipal de Santo André- SP/ /Brasil. O presente estudo foi iniciado por uma pesquisa bibliográfica, com a finalidade de aprofundar conhecimentos e redimensionar o olhar no que diz respeito à temática dislexia. A pesquisa documental foi essencial para conhecer a realidade do contexto estudado, em que se utilizaram documentos como planilhas e e-mails oficiais. Nesse sentido, foi possível ter acesso aos dados relativos à quantidade de crianças diagnosticadas com dislexia. Os resultados indicaram que a compreensão dos professores sobre dislexia varia e há lacunas em seu conhecimento, bem como conceitos errôneos sobre esse tópico. Além disso, as descobertas mostraram que há falta de conhecimento sobre as estratégias e programas de intervenção para alunos com dislexia. Foi possível concluir que os professores da rede de educação não receberam formação continuada sobre dislexia, mas parte deles a buscou por conta própria, visto ser elementar para o trabalho com as crianças com dislexia. Finalmente, esta dissertação faz recomendações relativas à preparação dos professores, bem como dá instruções a pesquisas futuras.