Browsing by Author "Parente, Didier Manuel Fernandes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A perceção dos professores de educação física face à inclusão dos alunos com NEE nas aulas de educação físicaPublication . Parente, Didier Manuel Fernandes; Ventura, TerezaO ensino especial tem assumido um papel relevante na educação dos alunos que não possam usufruir dos métodos utilizados pela educação regular, tendo vindo a sofrer algumas alterações ao longo dos anos. Atualmente, sempre que possível, os alunos com necessidades educativas especiais (NEE) são integrados em estabelecimentos de ensino regular, independentemente das dificuldades e diferenças que apresentem. Desta forma, o sistema educativo passou a contemplar uma população mais heterogénea e, como tal, tornou-se desejável que as escolas dispusessem de recursos adequados ao apoio a estes alunos, nomeadamente técnicos e professores especializados, bem como infraestruturas adequadas. Abraçar a conceção de que todos os alunos têm direito a uma educação sem exclusões implica grandes mudanças nas atitudes dos professores, nas escolas e na sociedade em geral. A presente investigação teve em vista o estudo da problemática da inclusão de alunos com NEE nas aulas de Educação Física, tomando em linha de conta o tipo de NEE que os mesmos evidenciam e como objetivos descrever e compreender as perceções dos professores relativamente, quer aos obstáculos, quer aos aspetos facilitadores da inclusão. A amostra, maior possível, foi constituída por professores de educação física que lecionam no concelho de Viana do Castelo e seguiu-se uma metodologia quantitativa suportada num inquérito por questionário. Concluiu-se que os professores de Educação Física são, em grande medida favoráveis à inclusão de alunos com NEE, dependendo das tipologias destas últimas e que é necessário apostar cada vez mais na formação específica, bem como na disponibilização de cada vez mais recursos de apoio à prática letiva.
