Browsing by Author "Panerare, Saul Silva"
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- O planejamento estratégico como ferramenta de competitividade em empresas individuais: um estudo de caso da Uniativo Soluções Corporativas e Educação ContinuadaPublication . Panerare, Saul Silva; Salazar, AnaA globalização tem obrigado as organizações a mudar constantemente sua posição de mercado, reinventar seus processos e planejamento fazendo com que só sejam vencedoras aquelas que conseguirem ficar à frente das mudança, saindo da sua zona de conforto, criando novos mercados e novos caminhos, e impondo novas regras de competitividade. Desta forma, percebe-se que o maior desafio enfrentado pelas organizações é o da administração e pensamento estratégico, ou seja, conduzir os negócios de forma detalhadamente planejada, inovadora e diferenciada, e, ainda assim obter sucesso, num ambiente em constante transformação como o que nos encontramos hoje. Uma ferramenta que possibilita aos gestores, ainda que de empresas individuais, administrar melhor os seus negócios, é o planejamento estratégico, um método de análise e desenvolvimento de ações que potencializam a capacidades da empresa de se antecipar as mudanças e aproveitar com maior eficácia as oportunidades no mercado. Visto que o planejamento estratégico não é mais um diferencial e sim um elemento fundamental assumindo um papel importante nas organizações, o presente estudo recorrerá a esta ferramenta como um diferencial competitivo em empresas individuais direcionando sua análise para auxiliar a empresas denominada Uniativo Soluções Corporativas e Educação Continuada, já que, até então, essa não possui nenhum tipo de estudo neste sentido ou mesmo uma estratégia claramente definida. Dentre as diversas conclusões do estudo foi possível perceber a relevância dos resultados no alinhamento estratégico da empresa que não possuía uma metodologia clara para se colocar de forma mais competitiva no mercado. Observou-se, também que a ausência de um plano estratégico pode torná-la vulnerável aos riscos legais e de mercado. Os resultados encontrados ratificam a importância do processo de planejamento estratégico como uma ferramenta de competitividade a todos os tipos de empresas, sendo relevante nas de constituição individual, como no caso estudado.