Browsing by Author "Palma, Maria Hozana Braga"
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- A identidade mutável do servidor público frente às inovações nas práticas de trabalho: o caso da receita federal do BrasilPublication . Palma, Maria Hozana Braga; Trigo, Miguel; Rodrigues, ArianaEsta dissertação intitulada “A Identidade Mutável do Servidor Público frente às inovações nas práticas de trabalho: O Caso da Receita Federal do Brasil” busca analisar a identidade profissional do servidor público frente às inovações introduzidas nas práticas de trabalho. O servidor público, investido no cargo por meio de concurso público, amparado por normas que norteiam as atribuições da carreira e a vida funcional, está a serviço da instituição a qual prestou concurso. A globalização e o avanço tecnológico têm forçado as administrações tributárias buscarem ferramentas para tornar mais eficiente a prestação dos serviços públicos à sociedade. Novas ferramentas são implantadas para execução dos trabalhos, exigindo do servidor público conhecimentos e habilidades em linhas transversais àquelas tradicionalmente exigidas para o desempenho das atribuições do cargo. Neste sentido, esta investigação tem como objectivos: 1. Examinar como a inovação nas práticas de trabalho implica na identidade do servidor público. 2. Descobrir a satisfação dos servidores públicos, e dos públicos por eles servidos, com as inovações nos serviços. 3. Identificar a adesão ao uso de novas ferramentas tecnológicas no ambiente de trabalho. 4. Descobrir qual o impacto das inovações no desenvolvimento do trabalho do servidor dentro da organização. 5. Descobrir se as novas práticas de trabalho exigem do servidor conhecimento transdisciplinar. Para respondê-los optou-se pela pesquisa qualitativa e quantitativa, adotando como método o estudo de caso. Os resultados apresentados mostram que o contexto organizacional em que o servidor público trabalha sofreu alterações substanciais. Percebeu-se que o servidor sente a interferência das mudanças que estão acontecendo e que afetam a sua vida profissional. Constatou-se que os servidores públicos percebem a importância das relações interpessoais no local de trabalho como fonte de afeto, e o sentimento de ausência do convívio dos colegas, resultante das novas estruturas da organização do modelo de trabalho atual. As inovações introduzidas nos processos de trabalho da RFB passam por um período de implantação. O estudo das consequências da inovação, geralmente ocorrem durante períodos longos. Na realidade, a maioria das inovações causam tanto efeitos positivos como negativos, sendo equivocado assumir que os impactos desejáveis podem ser alcançados sem também experimentar os efeitos indesejáveis. Espera-se que essa investigação abra caminhos para a realização de novas pesquisas sobre este assunto, com foco voltado para dentro da organização, provocando reflexões sobre as mudanças organizacionais, impostas pela modernidade, e seus colaboradores. Acredita-se que o referencial teórico construído, possa ter utilidade como contribuição em estudos comparativos de outras pesquisas que procurem seguir a mesma linha de investigação.