Browsing by Author "Pais, Sibele Renata"
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- A importância da comunicação alternativa e aumentativa na inclusão escolarPublication . Pais, Sibele Renata; Alves, Ana Paula AntunesA linguagem é utilizada pelo ser humano para expressar as suas ideias, sentimentos, desejos e emoções. Através da comunicação com o outro, os indivíduos organizam o seu meio social exploram relações e aprendem, ao longo da toda a vida, a gerir a sua autonomia e capacidade de compreender o mundo. Podemos considerar a linguagem, quer recetiva, quer expressiva como uma forma de interação entre o “nós” e os outros. Porém, alguns indivíduos apresentam dificuldades ao nível da linguagem expressiva ou da linguagem recetiva levando-nos a um questionamento sobre a causa dessas dificuldades e de como encontrar estratégias que possam contribuir para a sua superação. A literatura especializada refere que as causas podem ser multifatoriais e que provocam alterações que condicionam a vida dos indivíduos. A importância da escola inclusiva é a de tentar remover as barreiras, à participação, de todos os alunos encontrando alternativas e utilizando diferentes recursos. Nos casos relacionados com a linguagem expressiva e recetiva, um dos procedimentos que pode ser utilizado é a da Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA). Esta estratégia pode ser um fator de autonomia comunicativa ajudando o indivíduo a desenvolver uma comunicação eficaz nos ambientes aos quais pertence. Neste estudo foi feita uma pesquisa para saber se a Comunicação Alternativa e Aumentativa é utilizada como estratégia de inclusão nas escolas públicas do Município de Nova Mutum onde estão incluídos alunos com Necessidades Educativas Especiais e Transtornos Severos da Linguagem. Até pouco tempo, acreditava-se que a prática da Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) iria comprometer, de forma definitiva, o aparecimento e o desenvolvimento da fala, quando de fato corre o contrário: a prática de programas bem estruturados de CAA faz crescer ainda mais a oportunidade de a criança desenvolver fala futuramente. A CAA tem uma função de grande importância na inclusão escolar. Muitos alunos considerados diferentes acabam enfrentando grande dificuldade para serem incluídos socialmente no ambiente escolar, sobretudo por causa das dificuldades de fala e comunicação. Sendo assim, constituir um canal eficaz de comunicação entre a comunidade escolar e a criança com NEE, mesmo que não seja oral, é fundamental. O desenvolvimento da comunicação funcional tem um forte impacto sobre o comportamento geral da criança, minimizando inclusive comportamentos agressivos. Ao recomendar quais ferramentas serão utilizadas para a implantação da CAA, o ideal é que a avaliação do aluno seja realizada por uma equipe transdisciplinar. Para que a CAA consiga alcançar os objetivos propostos e tenha sucesso, o aluno também precisa atender a alguns pré-requisitos, exatamente do mesmo modo que acontece com a obtenção e desenvolvimento da fala. Logo depois esta avaliação inicial, é necessário determinar se a CAA acontecerá com ou sem apoio, o que vai depender das particularidades de cada um. Uma comunicação com apoio acontecerá através do uso de instrumentos como imagens, placas com figuras, fotos, tablets, note-books e computadores. Já na CAA que utiliza uma comunicação sem apoio, o aluno fará uso de recursos oriundos de seu próprio corpo como língua de sinais, gestos, entre outros. Dentro deste contexto é fundamental reconhecer e ressaltar a necessidade de formação do professor em Educação Especial para a Inclusão Escolar de alunos com NEE com Transtornos Severos da Linguagem. Diante desta proposta de trabalho, foram analisadas as estratégias utilizadas em sala de aula e a importância do professor, do gestor e da escola, no processo de inclusão.