Browsing by Author "Oliveira, Maria Reina de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O perfil de personalidade dos estudantes de engenharia informáticaPublication . Oliveira, Maria Reina de; Pimentão, CristinaO presente estudo tem como objetivo analisar o perfil de personalidade de estudantes universitários do curso de engenharia informática, através da administração do questionário fatorial de personalidade 16PF-5. Este objetivo procura dar resposta às questões de investigação identificadas: terão estes estudantes um perfil de personalidade ‘homogéneo’? as caraterísticas de personalidade identificadas estão ‘alinhadas’ com as exigências profissionais futuras como o trabalho em equipa ou a liderança? No âmbito das teorias da personalidade destacou-se o modelo dos 5 fatores, que está na base da construção do instrumento utilizado, e que defende que existem cinco traços de personalidade comuns a todos os seres humanos. A personalidade constituí a base dos pensamentos e das emoções que moldam o comportamento e as atitudes pelo que o seu estudo é fulcral para compreender o potencial do indivíduo numa organização: no desempenho individual e de grupo, na liderança e na aprendizagem (Capitão & Welter, 2009; Soto, 2002). O processo de desenvolvimento de software vai desde a conceptualização e desenvolvimento do produto até à assistência ao cliente, envolvendo vários profissionais, assim, é inevitável que o resultado final esteja dependente, não só das competências ao nível técnico mas também do perfil psicológico e das relações interpessoais estabelecidas entre eles (Birkin, Cohen, Garfield & Webb, 2004; Omar & Syed-Abdullah, 2010). Dos cinco fatores globais estudados, os dados revelam que 69,3% dos inquiridos revelam uma personalidade do tipo introvertido e 60% dos indivíduos revelam uma personalidade do tipo impulsiva. Das dezasseis dimensões analisadas destacaram-se a dominância (-), a animação (-), o atrevimento (-), a abstracção (+), a abertura à mudança (-), a auto-suficiência (+) e o perfeccionismo (-).