Browsing by Author "Oliveira, Lara Pinto"
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- Impacto dos jogos digitais na memória de curto prazo dos estudantes universitáriosPublication . Oliveira, Lara Pinto; Barata, NunoO presente estudo tem como objetivo perceber o impacto dos jogos digitais na memória de curto prazo dos estudantes universitários. Com o aumento da presença dos jogos digitais no quotidiano dos jovens adultos, tornou-se pertinente perceber de que forma é que essa exposição influência as capacidades cognitivas, como a memória. Além disso, tentou-se compreender se existem diferenças desse impacto entre os géneros masculino e feminino. Este estudo foi devidamente aprovado pela Comissão de Ética da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa, assegurando a conformidade com as normas éticas e científicas da investigação académica. O estudo foi realizado no âmbito de um projeto de investigação mais alargado, coordenado pelo Professor Doutor Nuno Cravo Barata na Universidade Fernando Pessoa. Todas estas fases de pesquisa foram conduzidas num ambiente laboratorial controlado, garantindo a validade e fiabilidade dos resultados recolhidos. Os participantes foram distribuídos por dois grupos, um composto pelo género masculino e o outro pelo género feminino, consoante o grau do uso dos jogos digitais, e avaliados pelas tarefas de memória de curto prazo baseadas nos subtestes de Span de Dígitos Direto, Span de Dígitos Indireto e Span Verbal. Posteriormente, os resultados obtidos serão comparados e relacionados estatisticamente entre ambos os grupos (género masculino e feminino) relativamente à memória de curto prazo. A amostra é composta por 80 estudantes universitários, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos (M= 20,50; DP= 2.01), dos quais 48.8% (N= 39) são do género masculino e 51.2% (N= 41) do género feminino. Os dados recolhidos dos questionários foram organizados e analisados através do IBM© SPSS® Statistics vs. 29.0 (IBM Corp. released 2022, Armonk, NY, USA: IBM Corp.). Os resultados deste estudo demonstram que as estudantes de género feminino apresentaram, de forma geral, um desempenho cognitivo maior do que o género masculino, mais concretamente no estímulo de Span de Dígitos Direto, na qual a diferença foi estatisticamente significativa (p =0,001). Verificou-se também que os participantes que respondiam mais rápido obtinham bons resultados nos testes de memória. No futuro, este estudo contribui para um melhor entendimento do impacto dos jogos digitais nas funções cognitivas, nomeadamente a memória de curto prazo, sublinhando ao mesmo tempo a complexidade desta relação e a necessidade de abordagens multidimensionais na investigação científica contemporânea.