Browsing by Author "Oliveira, Lana Mara Mira Fernandes de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A percepção de professores sobre as tecnologias assistivas e os jogos digitais na educação especial e inclusiva: um estudo de caso na rede privada de ensino no município de Macapá – AP, BrasilPublication . Oliveira, Lana Mara Mira Fernandes de; Reis, PedroO Atendimento Educacional Especializado (AEE), tem-se se firmado como um meio necessário para o desenvolvimento cognitivo e inclusão social de pessoas com necessidades especiais no ambiente escolar e na sociedade. Apesar dessa assistência, ainda existem dificuldades em prover um processo ensino-aprendizagem satisfatório para os alunos especiais. Nesse sentido, o uso de Tecnologias Assistivas (TA) e dos Jogos Digitais têm ganhado espaço nas escolas e na discussão acadêmica como instrumentos capazes de apoiar e aumentar a gama de alternativas na educação especial. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo analisar a contribuição do uso das tecnologias assistivas e dos jogos digitais como instrumentos didático-pedagógicos na educação especial e inclusiva, a partir da percepção dos professores do AEE. Para isso, foram aplicados questionários junto a professores de uma escola da rede privada na cidade de Macapá, Amapá, Brasil, que oferta o AEE no ensino regular. Os resultados demostraram pontos convergentes e conflitantes sobre o uso desses recursos no AEE, porém, ficou claro que os professores consideram as TA e os jogos digitais instrumentos didático-pedagógicos que contribuem positivamente para o aprendizado e inclusão dos alunos do AEE no ensino regular. Considerou-se que, para serem efetivos, esses recursos dever ser aplicados no AEE de forma planejada e alinhada as necessidades individuais de cada aluno, para que não se tornem fontes de mera distração e que possam promover os desenvolvimentos cognitivo, sensorial e social dos alunos.