Browsing by Author "Oliveira, Andréia Magalhães de"
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- Economia criativa e jornalismo: um estudo econômico do comportamento desse subsetor e da grande área de mídiasPublication . Oliveira, Andréia Magalhães de; Sousa, Jorge Pedro; Faustino, PauloO desafio do século XX ao XXI para a economia criativa que abarca o subsetor de jornalismo é instigante já que a credibilidade é imprescindível nas questões que o envolvem. Inclina-se aqui ao debate a fim de perceber a configuração dessa área no universo da informação e da comunicação. A motivação norteadora dessa investigação verga-se para compreender as singularidades da economia criativa e da referida especialidade no sentido de esboçar um estudo econômico do comportamento desse subsetor e da grande área de Mídias. A fim de argumentar, o objeto aqui se destaca pelo diálogo entre a economia criativa, a comunicação, a tecnologia e o jornalismo. Essa narrativa conjuga saberes no contexto da comunicação, da informação e da democracia em âmbito jornalístico por olhares de profissionais e detalha os dados estatísticos do subsetor. O objetivo geral dessa temática busca caracterizar o setor da economia criativa no Brasil com subsídio de indicadores econômicos disponíveis, traçando sua evolução e apontando suas eventuais tendências com relação ao subsetor citado e as nuances dessa vertente na democracia em um mundo de redes sociais e metamorfose nos modelos de comunicação. A metodologia bibliográfica documental exploratória e descritiva se apoia em documentos oficiais e tem como objeto a investigação interpretativo-explicativa de indicadores e entrevistas. Serão hipóteses os cenários sobre o comportamento do jornalismo na economia criativa, o modelo vivenciar ou não uma transformação, e apresentar o caminho discutido. Além disto, a questão que se investiga norteia a economia criativa com direção às indústrias da criação por meio das organizações midiáticas com ênfase à comunicação no ramo jornalístico apontar-se ou não em crescimento? E como hipótese lista-se a configuração da economia criativa nesse setor aludindo sobre a condição do jornalismo e sua confiabilidade no mundo digital, da conexão com o leitor e da perspectiva da transição no modelo de atuação, somada ao interesse de indicar os impactos do jornalismo com relação às questões de democracia, formação de opinião em tempos de redes sociais, a crise no modelo de negócio. Compendiando, essa investigação interpreta o jornalismo como protagonista no futuro de qualquer nação, e isso decorre da valorização do profissional da área, o qual tem como ferramenta principal a criatividade, ou seja, a matéria-prima vital da economia criativa. Chega-se a conclusão que embora o Brasil tenha passado e ainda esteja em uma recessão rigorosa nos últimos anos, a economia criativa foi fomentadora de um expressivo resultado no PIB brasileiro, em torno de R$ 171,5 bilhões de reais de PIB Criativo até 2017. Considerou-se que o jornalismo se reinventou diante da crise vivida pelo conservador modelo de negócio migrando do analógico para o digital, e, com isso passa a ocupar um espaço mais genuíno, moderno e legítimo, enfim, quando uma sociedade muda, muda-se também a forma de viver.