Browsing by Author "Oliveira, Ana"
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- Análise do meio escolar na perspetiva dos agentes educativos: características, dinâmicas e condutasPublication . Caridade, Sónia; Nunes, Laura M.; Sani, Ana Isabel; Gonçalves, Maria João; Oliveira, Ana; Rodrigues, CarlaA escola possui um papel fundamental no desenvolvimento psicossocial dos jovens, constituindo-se como um meio privilegiado para a sua promoção, mas também para a prevenção dos mais diversos fenómenos sociais. Os profissionais que integram este contexto, por sua vez, representam agentes de mudança fulcrais, devendo por isso ser considerados na avaliação das mais diversas necessidades. O presente estudo com recurso ao método do inquérito por questionário envolveu uma amostra de 302 agentes educativos, com idades compreendidas entre os 29 e os 66 anos, com a maioria dos participantes a pertencer ao sexo feminino. Os resultados apontam para uma perceção favorável dos respondentes a respeito das características do meio físico envolvente, bem como dos funcionamentos interno e externo do meio escolar. Não obstante, os participantes classificaram negativamente o envolvimento dos encarregados de educação nas iniciativas promovidas pelas instituições escolares; e identificaram diversas manifestações comportamentais por parte dos alunos (e.g., absentismo escolar; desrespeito generalizado, entre alunos; agressividade) que importa considerar. No final serão debatidas as implicações práticas e preventivas do presente trabalho.
- Avaliação psicológica de jovens com comportamentos desviantesPublication . Nunes, Laura M.; Caridade, Sónia; Oliveira, Ana; Costa, André; Carvalho, Cristiana; Guerra, LaraA avaliação psicológica constitui sempre um processo complexo que deve atender às especificidades inerentes ao indivíduo, ao grupo e à comunidade. Assim, não se verificam exceções no que respeita às populações com exteriorização de condutas desviantes e, dentro deste grupo muito alargado, devem ainda ser consideradas as especificidades subjacentes ao tipo de comportamento e ao contexto da sua manifestação. Neste artigo e tendo por base revisão da literatura e a experiência adquirida no âmbito do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Consumos e Delinquências (GCD) da Clínica Pedagógica de Psicologia (CPP) da Universidade Fernando Pessoa (UFP), propomos um plano/roteiro de avaliação dirigido para jovens com comportamentos desviantes, com maior ou menor flexibilidade no seguimento dos procedimentos aconselhados, sempre em função das características do alvo de avaliação. Trata-se de uma proposta que procura abarcar uma vertente mais idiográfica, em que se analisam aspetos mais subjetivos, apelando a técnicas como a observação e a entrevista, não deixando atender aos aspetos mais objetivos, através do recurso a técnicas e a instrumentos estruturados. Em função das especifici - dades de cada caso, esta proposta de avaliação poderá, eventualmente, sofrer ajustamentos, sendo coadjuvada/complementada com outros procedimentos avaliativos sugeridos em outros protocolos.
- A compreensão da terminologia legal e dos processos judiciais pelas criançasPublication . Sacau, Ana; Jólluskin, Gloria; Toldy, Teresa Martinho; Oliveira, Ana; Morais, JoanaDiversas diretrizes europeias têm chamado a atenção dos países membros da União Europeia para a necessidade de criar sistemas de justiça mais amigos das crianças. Um dos aspetos focados é a necessidade de adaptação da linguagem à idade e à capacidade de compreensão das crianças envolvidas em processos judiciais. A investigação nesta área tem demonstrado que a forma como as entrevistas a crianças são conduzidas tem um forte impacto na qualidade do seu testemunho. “A compreensão das crianças da terminologia legal e os processos judiciais” é a denominação de um projeto de investigação financiado pela FCT que pretende verificar a compreensão que as crianças têm da terminologia legal utilizada nos tribunais portugueses aquando da tomada de declarações de crianças. O objetivo é desenvolver uma ferramenta que permita aos magistrados uma melhor comunicação com elas.
- The effects of ionizing radiation on gut microbiota, a systematic reviewPublication . Fernandes, Ana; Oliveira, Ana; Soares, Raquel; Barata, PedroBackground: The human gut microbiota is defined as the microorganisms that collectively inhabit the intestinal tract. Its composition is relatively stable; however, an imbalance can be precipitated by various factors and is known to be associated with various diseases. Humans are daily exposed to ionizing radiation from ambient and medical procedures, and gastrointestinal side effects are not rare. Methods: A systematic search of PubMed, EMBASE, and Cochrane Library databases was conducted. Primary outcomes were changes in composition, richness, and diversity of the gut microbiota after ionizing radiation exposure. Standard methodological procedures expected by Cochrane were used. Results: A total of 2929 nonduplicated records were identified, and based on the inclusion criteria, 11 studies were considered. Studies were heterogeneous, with differences in population and outcomes. Overall, we found evidence for an association between ionizing radiation exposure and dysbiosis: reduction in microbiota diversity and richness, increase in pathogenic bacteria abundance (Proteobacteria and Fusobacteria), and decrease in beneficial bacteria (Faecalibacterium and Bifidobacterium). Conclusions: This review highlights the importance of considering the influence of ionizing radiation exposure on gut microbiota, especially when considering the side effects of abdominal and pelvic radiotherapy. Better knowledge of these effects, with larger population studies, is needed.