Browsing by Author "Nogueira, Daniele"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Análise da produção científica sobre o tema “Competência Digital” no Brasil e no mundo: um estudo bibliométrico e bibliográficoPublication . Nogueira, Daniele; Gouveia, Luis BorgesO trabalho apresenta o esforço realizado para conduzir um estudo bibliométrico associado com a competência digital. O estudo apresenta as estratégias de pesquisa e descreve o trabalho realizado e apresenta os respetivos resultados. Este estudo está inserido no contexto do projeto de doutoramento da primeira autora e tem por objetivo informar sobre o tema das competências digitais para aplicação no âmbito da Rede Nacional de Escolas de Governo (RNEG), no Brasil.
- Análise dos resultados, validação semântica do instrumento de pesquisaPublication . Nogueira, Daniele; Gouveia, Luis BorgesO presente relatório reporta trabalho associado com o doutoramento em Ciência da Informação, especialidade de sistemas, tecnologia e gestão da informação da primeira autora. O texto apresenta a validação semântica do instrumento de pesquisa do trabalho. O instrumento de pesquisa é constituído por um questionário de 52 questões associadas. O questionário e respetivo roteiro de validação do questionário são apresentados.
- Estudo Preliminar sobre a Rede Nacional de Escolas de Governo do BrasilPublication . Nogueira, Daniele; Gouveia, Luis BorgesO presente relatório visa apresentar a análise documental preliminar sobre a Rede Nacional de Escolas de Governo do Brasil, considerando os seguintes aspectos: 1. Contextualizar a sua origem e atual conjuntura; 2. Estabelecer o perfil da Rede de Escolas; e, 3. Demonstrar as principais dificuldades e desafios para o seu fortalecimento como Rede de troca de experiências e conhecimentos em prol da promoção de ações de capacitação dos servidores públicos federais, estaduais e municipais do Brasil. Um outro objetivo deste relatório é a proposição do projeto de tese de doutoramento com a finalidade de contribuir para o fortalecimento da Rede de Escolas através da identificação de competências nas Redes Digitais dos utilizadores (técnicos) e gestores que fazem parte das Escolas de Governo.
- Estudo preliminar sobre competências nas redes digitais como estratégia de fortalecimento da rede nacional de escolas de governo do BrasilPublication . Nogueira, Daniele; Gouveia, Luis Borges
- O método quadripolar e a sua aplicabilidade na pesquisa de tese sobre competências digitais no contexto da Rede Nacional de Escolas do Governo (RNEG-BT)Publication . Nogueira, Daniele; Gouveia, Luis BorgesO presente relatório apresenta o exercício de aplicação do método quadripolar ao projeto de tese no contexto de um doutoramento em Ciência da Informação. O projeto explora a possibilidade de desenvolver um modelo de competências digitais no contexto da rede nacional de escolas de governo (RNEG) que no Brasil, é responsável pela formação dos servidores federais. De facto, no âmbito da Ciência da Informação, cujo objeto informação é tomado enquanto fenómeno, logo com uma maior complexidade e abrangência, nomeadamente social, exige uma abordagem metodológica que abarque essa complexidade. Assim, o método quadripolar é uma opção que auxilia na abordagem dos fenómenos associados à informação, ao seu uso e exploração, no contexto da Ciência da Informação. O Método Quadripolar propõe uma abordagem multidisciplinar em que combina o qualitativo e o quantitativo, propondo um instrumento de investigação dinâmico, assente no resultado da interação entre quatro pólos: epistemológico; teórico; técnico e morfológico. Esta abordagem permite a duplo estudo do problema em questão, tanto como no seu contexto, como enquanto representante de uma classe comum de problemas semelhantes (problemática).
- Pesquisa das palavras-chave Redes Digitais; Capacitação e Competências: um estudo bibliométricoPublication . Nogueira, Daniele; Gouveia, Luis BorgesO relatório interno apresenta o estudo bibliométrico realizado sobre os conceitos de redes digitais; de capacitação e de competências. A escolha dos termos ou palavras-chave deve-se a necessidade de aprofundamento teórico e conceitual da pesquisa “Competências nas Redes Digitais como estratégia de fortalecimento da Rede Nacional de Escolas de Governo”, realizada no âmbito do projeto de doutoramento da primeira autora. Neste contexto e como parte da revisão da literatura e do estado da arte nas áreas associadas com o tema do doutoramento, foi realizada a pesquisa bibliométrica como forma de aprofundar a análise sobre a qualidade da produção académica e determinar as áreas de conhecimento que poderiam fornecer contributos para os três conceitos identificados.