Browsing by Author "Nascimento, Maria Francileide Ferreira do"
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- Gestão escolar e a inclusão: discursos de gestores e professores de escolas da rede estadual de ensino no município de Zé Doca, Maranhão-Brasil - uma proposta de intervençãoPublication . Nascimento, Maria Francileide Ferreira do; Coelho, FátimaCom a democratização do ensino em nosso país, as escolas têm recebido uma grande demanda de alunos que buscam na educação a oportunidade de sua formação e ascensão social. Dentre esses alunos, estão os educandos com necessidades educacionais especiais. No município de Zé Doca-Maranhão, essa realidade não é diferente, o número de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs) tem aumentado nos últimos anos. Por essa razão, este estudo tem como objectivo geral analisar os discursos de gestores e professores escolares referente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades especiais e propor diante dos resultados, uma intervenção que venha a contribuir com as práticas e melhorar os resultados. Trata-se de um estudo cujos dados foram tratados de forma qualitativa. Foram inquiridos através de uma entrevista semi-estruturada, 14 profissionais, especificamente gestores e professores de duas escolas estaduais. Concluiu-se que o processo de inclusão escolar ainda se encontra em fase inicial nessas unidades, havendo nessas escolas uma carência de apoio e de um acompanhamento de seus órgãos responsáveis, em contribuir para que a inclusão possa ser uma realidade nas escolas pesquisadas. Foi afirmado pela maioria dos professores que lhes falta formação, preparação, conhecimento teórico e disponibilidade, relatado por boa parte dos participantes. Em contrapartida, foram destacados alguns aspectos positivos na atuação dos gestores, tais como: atenção diferenciada com a questão, sinergia em proporcionar um pouco de dignidade aos discentes com NEEs. Ainda assim não ficou evidenciado uma premência em promover nas suas referidas escolas capacitação a seus profissionais e funcionários de apoio no tocante a inclusão dos discentes com NEEs. Após a análise dos dados foi elaborado um projecto de intervenção.