Browsing by Author "Nascimento, Marcos Ronilson do"
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- A inclusão dos saberes tradicionais ciganos na escola: uma proposta de intervenção na unidade de educação básica Edivalda Bomfim em Miranda do Norte - MAPublication . Nascimento, Marcos Ronilson do; Ventura, TerezaOs ciganos tem sua própria cultura e identidade e de acordo com suas peculiaridades vão estreitando os laços com outras comunidades construindo novas relações nem sempre inclusivas. Por mais que tentem assimilar a cultura dominante serão sempre vistos como ‘‘ciganos’’. A Unidade de Educação Básica Edivalda Bomfim é uma escola com mais de 400 alunos, localizada no bairro Kiola Sarney no município de Miranda do Norte – MA. A escola tem em seu entorno uma comunidade tradicional cigana que é muito marginalizada, seja pelo preconceito que ao longo dos séculos acompanha essa etnia, pois crescemos em uma sociedade que é comum ouvir que os ‘‘ciganos’’ são ‘‘ladrões, perigoso e roubam crianças’’, ou pelas condições financeiras da comunidade ou pelos problemas sociais encontrados em qualquer periferia nesse Brasil a fora (tráfico de drogas principalmente) a escola atende aos filhos e netos desta comunidade cigana que vem ao longo dos anos perdendo sua identidade e abandonando os saberes tradicionais. A escola tem um papel fundamental nesse processo de aculturação, de interação ou exclusão desses saberes. A presente investigação, desenhada como estudo de caso, com o foco na Unidade de Educação Básica Edivalda Bomfim em Miranda do Norte, teve como objetivo geral, analisar como tem acontecido a inclusão dos saberes tradicionais ciganos. Com objetivos específicos: conhecer a legislação que trata dos povos tradicionais ciganos; analisar como a escola tem se estruturado pedagogicamente para receber os alunos da comunidade cigana; identificar pontos fortes e fracos nas práticas de inclusão adotadas na gestão da atividade docente. Utilizaou-se para a coleta de dados um questionário com perguntas fechadas e abertas ao qual responderam 40 (docentes) e 30 (alunos). Concluiu-se que a inclusão dos saberes tradicionais ciganos pela escola em questão é de suma importância para a comunidade escolar e a comunidade cigana, uma vez que esse processo é uma via de mão dupla, e quem sai ganhando é a educação.
