Browsing by Author "Morgado, Fernanda Cristina Guedes"
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- O perfil de liderança do professor do ensino fundamental I e suas influências nas atitudes inclusivasPublication . Morgado, Fernanda Cristina Guedes; Almeida, João deA inclusão tem sido um tema amplamente discutido na atualidade. Porém, alguns estudos mostram que obstáculos precisam ser superados para que a escola possa ser um ambiente inclusivo, de forma efetiva (Schmit et al., 2016, Pereira, 2009 e Toyoda, 2011, cit. in Thesing e Costas, 2018). Nesse momento a figura do professor surge como protagonista deste processo, mas sem as ferramentas necessárias para que possa efetivá-lo. Atualmente, transformar a sala de aula em um ambiente favorável ao processo de aprendizagem tornou-se um grande desafio. Diante do quadro atual o professor deixa de ser alguém que apenas transmite conhecimento, sendo necessário que empregue outras habilidades, como o Espírito de Liderança, sendo capaz de motivar, agregar, acolher, incluir e transformar a sala de aula em um ambiente propício ao processo de aprendizagem e formação de cidadãos. O perfil de liderança do professor influencia a capacidade de inclusão de alunos com necessidades especiais? A partir desta pergunta esse estudo começou a ser desenvolvido, visando identificar se há um perfil de liderança associado à melhor prática inclusiva. Esta pesquisa de abordagem quantitativa, cumpriu os princípios éticos necessários e foi realizada através da aplicação de dois questionários enviados através do Google Docs pelo período de um mês, tendo como público-alvo professores do ensino fundamental I. A amostra foi de 54 entrevistados. O primeiro instrumento utilizado visa identificar os estilos de liderança dos professores através de seis grupos de afirmações em que o avaliado teve que escolher a opção que melhor reflete seu modo de pensar e atuar (Cunha e Rego, 2007). Este instrumento abordou as seguintes áreas: Decisões, Convicções, Conflito, Emoções, Senso de humor e Empenho. Através da análise dos dados foi possível enquadrá-los em um dos cinco perfis de liderança apresentados: Laissez-Faire, Simpático, Intermédio, Directivo/Autocrático e Integrador. O segundo questionário, foi uma adaptação do questionário de Gomes (2016) em que foram utilizadas perguntas relacionadas às atitudes inclusivas na sala de aula, formação dos docentes, facilidades e dificuldades face à inclusão. Foi realizada uma correlação entre os que apresentavam maior atitude inclusiva e os perfis de liderança, visando avaliar se algum perfil específico foi mais frequente no grupo de professores com maior capacidade inclusiva.
