Browsing by Author "Moreira, Zeneide Luiza Leite"
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- A formação de professores na educação inclusiva, para atuar nas escolas da rede públicaPublication . Moreira, Zeneide Luiza Leite; Alves, Ana Paula AntunesEste trabalho tem por objetivo pesquisar sobre os principais obstáculos e avanços existentes nas práticas de ensino em sala de aula, discutindo possibilidades de investimento na formação continua do professor/docente e os novos desafios no âmbito da Educação Inclusiva. A inclusão social é a grande barreira para a plena vivência das crianças com deficiência. Infelizmente estamos longe de ter um olhar assertivo sobre a inclusão, especialmente no que diz respeito às questões práticas e não somente às leis e conceitos. Optámos por um estudo de cunho exploratório, o qual se baseou na busca de questões referentes à inclusão social e à importância da formação dos professores neste processo. Continuar os esforços para compreendermos a conceção de professores de uma escola pública no Município de Macapá-AP, sobre o seu relevante papel no processo de formação de professores na educação inclusiva e o modo de atuar em escolas públicas. A pesquisa foi aplicada em uma escola pública de Ensino Fundamental II da cidade de Macapá-AP, Brasil, no ano de 2020-2021, utilizando uma metodologia de cunho exploratório, que teve como instrumento a recolha de dados através de inquéritos por questionário semiestruturado, aplicado a 46 docentes. A escola foi selecionada por possuir um número considerável de alunos com Necessidades Educativas Especiais - NEE a frequentar o ensino regular. Conclui-se que a maioria dos inquiridos já tiveram experiência de contato com pessoas com deficiências em âmbito escolar no decorrer de sua trajetória profissional. Os docentes inquiridos nesta pesquisa, mostraram através da recolha de dados, que os mesmos são favoráveis à inclusão de alunos com NEE, nas salas comuns, mas à luz da fundamentação teórica utilizada, este estudo, aponta, no geral, para que os professores com formação na educação inclusiva e os que ainda não têm, mas que estão abertos para receber formação, sentem-se preparados para enfrentar os desafios relativos ao ensino aprendizagem e a permanência dos alunos na escola, mas acreditam que a inclusão é importantíssima e necessária para a ascensão global do desenvolvimento do aluno com NEE.