Browsing by Author "Moreira, Sandra Maria Garcez"
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- Programa integrado de educação e formação: a perspectiva dos professoresPublication . Moreira, Sandra Maria Garcez; Caridade, SóniaO PIEF é uma medida de exceção que atua num plano remediativo, isto significa que todas as outras opções já foram esgotadas ou rejeitadas pelos jovens e suas famílias. Atualmente, o PIEF tem como objetivo prevenir e combater o abandono e o insucesso escolar através do favorecimento e cumprimento da escolaridade obrigatória e a certificação escolar e profissional de jovens. A presente dissertação teve como objetivo principal caracterizar o programa PIEF através das experiências profissionais e pessoais de professores que já lecionaram turmas PIEF. De forma específica, pretendemos analisar as potencialidades e fragilidades desta medida, caracterizar os alunos que dela usufruem e qual o contributo dos professores para a medida. Os dados foram recolhidos através de uma entrevista semiestruturada junto de cinco professores e posteriormente submetidos a análise de conteúdo. Em termos de resultados, verificámos que o programa PIEF tem como vantagem a promoção do trabalho em equipa, contribuindo assim para o sucesso dos seus profissionais, mas tem ainda um caminho a percorrer quanto à disponibilização atempada de verbas e na atualização de metodologias; a metodologia de carácter prático surge destacada pelos participantes como sendo a mais eficaz; os participantes identificaram igualmente várias disfuncionalidades associadas aos alunos e suas famílias; as causas do absentismo e do abandono escolar foram associadas a fatores individuais dos alunos e à desvalorização da escola pela família; por fim, os professores destacam da sua experiência com o PIEF, os laços criados com os alunos, mas também identificam estes mesmos alunos como sendo a causa do lado negativo dessa mesma experiência, a indisciplina e os distúrbios causados afetam o trabalho dos professores. Os participantes atestam ainda que sentem que cumpriram a sua função com toda a dedicação e esforço necessário. Concluímos, desta forma, que a medida PIEF possui um contributo muito importante na inclusão social de jovens e no combate ao insucesso, absentismo e abandono escolar. Fica claro também que os profissionais que trabalham com esta medida desempenham um papel muito importante, exigindo que estes utilizem todas as suas capacidades para conseguir obter resultados. Face a tudo isto, consideramos ser de extrema importância e pertinência que se continue a analisar e a estudar esta medida, de forma continuada, pois só assim será possível compreender as suas mais-valias mas também identificar as necessidades que precisam de ser colmatadas. Para tal é fundamental que se atenda sobretudo às perceções dos profissionais, dos alunos e das famílias que beneficiam desta medida, enquanto informantes privilegiados em todo este processo.