Browsing by Author "Moreira, Mafalda da Costa"
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- Promoção do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal: estudo piloto da eficácia de uma intervenção psicológica positiva em grupo onlinePublication . Moreira, Mafalda da Costa; Fonte, CarlaAs intervenções psicológicas positivas das quais surgem as intervenções baseadas nas forças de caráter propostas por Peterson e Seligman (2004) têm vindo a ser destacadas como competências potenciadoras dos recursos internos dos indivíduos e um ingrediente que promove o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal. Neste enquadramento, a presente investigação tem como objetivo avaliar o impacto e eficácia de um programa de intervenção em grupo online, de 5 semanas, baseado nas forças de caráter na promoção do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, numa amostra não clínica de jovens adultos. Um total de 20 estudantes universitários do sexo feminino voluntariam-se para participar no estudo. Os participantes foram distribuídos aleatoriamente para o grupo de comparação (n=10) e grupo de intervenção (n=10) compostos apenas por mulheres, com uma média de idades de 21 anos (DP=1.054) e (DP=1.491) respetivamente. A avaliação do programa foi realizada online em dois momentos (pré e pós-intervenção), adotando diferentes instrumentos: Escala Continuum de Saúde Mental (MHC-SF), Escala de Autoestima de Rosenberg (EAR) e a Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS-21). Ainda, como forma de avaliar a perceção dos participantes acerca desta intervenção foi aplicado um Questionário de Avaliação Global do curso. Os resultados obtidos na investigação sugerem a validade do programa, não só quantitativamente como qualitativamente, apresentando um aumento do nível de bem-estar social e da autoestima, bem como uma diminuição da sintomatologia depressiva. A aplicação deste programa em contexto de intervenção em grupo, parece ter tido um impacto no desenvolvimento positivo dos participantes, sugerindo a eficácia deste tipo de intervenções. Em futuras investigações sugere-se a aplicação deste tipo de programas numa amostra de maiores dimensões (dos vários géneros) e ainda que o processo de amostragem seja concretizado de forma aleatória. Em síntese, este estudo pretende contribuir para o avanço das investigações em intervenções psicológicas positivas em formato online e ainda ser um ponto de partida para futuras pesquisas.