Browsing by Author "Montele, Maria Vanda de Souza"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Fatores que influenciam a evasão de alunos com transtorno do espectro autista na educação de jovens e adultos: desafios e estratégias inclusivas no contexto maranhensePublication . Montele, Maria Vanda de Souza; Coelho, FátimaA inclusão educacional tem se consolidado como um dos pilares das políticas públicas no Brasil, mas ainda enfrenta desafios significativos, especialmente na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Este trabalho investiga os fatores que influenciam a evasão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na EJA, com foco no estado do Maranhão. A pesquisa tem como objetivo geral compreender os fatores que contribuem para a evasão escolar de alunos com transtorno do espectro do autismo matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Maranhão e listar quais as estratégias e práticas pedagógicas que poderão ser utilizadas pelos professores para diminuir esta evasão. A metodologia utilizada foi de quantitativa, por meio da aplicação de questionários a 32 educadores e gestores da EJA no Maranhão. Os principais resultados revelaram que a evasão é influenciada por fatores como a falta de recursos adaptados, práticas pedagógicas inadequadas, barreiras sociais e estigmas, além de condições socioeconômicas desfavoráveis. A pesquisa também destacou a importância do envolvimento ativo das famílias e da formação docente contínua para atender às especificidades dos alunos com TEA. Acredita-se que as reflexões e recomendações apresentadas possam contribuir para o avanço das práticas pedagógicas e o fortalecimento da inclusão educacional no Brasil.