Browsing by Author "Meneses, Diana Raquel Cunha"
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- Inteligência Emocional e Valores em estudantes universitários de áreas do cuidarPublication . Meneses, Diana Raquel Cunha; Silva, IsabelA inteligência emocional e os valores são construtos relevantes para formar profissionais capazes de prestar cuidados focados nas pessoas. Este trabalho está organizado em duas partes. A primeira parte consiste em dois artigos de revisão sistemática da literatura cujo objetivo é analisar a relação da inteligência emocional e valores em estudantes universitários (1ª revisão) e em profissionais e estudantes universitários de áreas do cuidar (2ª revisão), tendo em conta o seu sexo, idade, ano e área de formação. De uma forma geral, na primeira revisão, os resultados sugerem que existe uma relação entre a inteligência emocional e os valores, e que não existem diferenças relativamente ao sexo, quanto a estas duas variáveis. No ano de formação, as habilitações literárias dos pais dos alunos interferem nos valores dos mesmos. Na segunda revisão, constatou-se que, os estudantes e profissionais de áreas do cuidar encontram-se bem capacitados no respeitante à inteligência emocional e valores. Para além disso, verificouse que, os valores aumentam com o decorrer do curso e com a idade, desempenhando um papel protetor em relação ao burnout. A inteligência emocional tem um papel preditor no desempenho académico e bem-estar, não existindo diferenças entre estudantes dos dois sexos, quanto aos níveis de inteligência emocional. Nos profissionais, o sexo feminino possui maior nível de inteligência emocional. A segunda parte integra um artigo de caráter empírico que tem como objetivo geral descrever os níveis de inteligência emocional e os valores frequentemente tidos como mais importantes, compreender a relação da inteligência emocional e valores com a idade e analisar se existem diferenças estatisticamente significativas entre a inteligência emocional e valores com o sexo, ano e áreas de formação numa amostra de 133 estudantes universitários, dos quais 56,39% (N=75) são de áreas do cuidar. Foram administrados, um Questionário Sociodemográfico, o Questionário de Competência Emocional, o Questionário de Valores Pessoais e a Escala de Valores Humanos de Schwartz. Os resultados mostram que, de uma forma geral, no que respeita à inteligência emocional, os estudantes de áreas do cuidar tenham elevados níveis de inteligência emocional correspondendo a cerca de 70% da pontuação máxima. Os valores pessoais nos quais os estudantes universitários de áreas do cuidar demonstaram dar maior importância são o Relacional, Tradicionalismo, Aventura e Realização Pessoal correspondendo a cerca de 85% da pontuação máxima. Os valores humanos com maior importância dada pelos universitários são Benevolência, Universalismo e Hedonismo correspondendo a cerca de 85% da pontuação máxima. Os resultados mostram que relativamente à inteligência emocional não existem diferenças estatisticamente significativas entre participantes dos dois sexos, diferentes anos e áreas de formação, assim como não existe relação estatisticamente significativa relativamente à idade. No respeitante aos valores, estes não se correlacionam de forma estatisticamente significativas com a idade. Existem diferenças estatisticamente significativas entre estudantes do sexo feminino quanto aos valores pessoais: Relacional, Tradicionalismo, Preocupação Social, Espiritualidade e Equilíbrio Pessoal, cujas médias foram superiores no sexo feminino. Foram, ainda, encontradas diferenças estatisticamente significativas nos valores humanos: Poder e Auto-Promoção, cujas médias foram superiores no sexo masculino. Relativamente à área de formação existem diferenças estatisticamente significativas nos Valores Humanos, especificamente na Conformidade, cuja média foi superior nos participantes que frequentam cursos que não os das áreas do cuidar. No ano de formação, nos estudantes de cursos de áreas do cuidar, existem diferenças estatisticamente significativas nos valores humanos: Estimulação, Autocentração e Abertura à Mudança, cujas médias foram superiores nos estudantes que frequentam licenciatura. Conclui-se, desta forma, que é importante existir um investimento na formação dos futuros profissionais das áreas do cuidar.