Browsing by Author "Mendes, Ana Sofia Semblano"
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- Nutri-young: avaliação de comportamentos alimentares e de parâmetros antropométricos de estudantes – estudo comparativoPublication . Mendes, Ana Sofia Semblano; Oliveira, AndreiaIntrodução: A adolescência é uma fase importante para a estruturação de comportamentos promotores de saúde, mas também de comportamentos de risco, como o consumo tabágico e/ou de bebidas alcoólicas, a exposição excessiva a ecrãs, a inatividade física e padrões alimentares nutricionalmente deficitários. Também ocorrem alterações na composição corporal que podem ter influência nos níveis de satisfação com a sua imagem corporal. Todas estas alterações têm claramente um papel determinante na saúde e qualidade de vida futura destes indivíduos, pelo que a sua identificação e quantificação são essenciais. Objetivos: i) Avaliar os comportamentos alimentares e outros estilos de vida de estudantes do ensino secundário, o seu grau de satisfação com a imagem corporal e o seu estado nutricional atual; ii) Estudar a agregação de vários estilos de vida menos saudáveis; iii) Estabelecer uma análise comparativa entre duas instituições de ensino de meios sociodemográficos distintos. Metodologia: Foi conduzido um estudo transversal, comparativo entre duas instituições de ensino (Escola Profissional de Tecnologia Psicossocial do Porto, n=53) e Colégio de Gaia, n=91). Os estudantes, após consentimento do seu representante legal, responderam a questionários estruturados sobre as dimensões em estudo, incluindo um questionário de frequência alimentar validado, e foram também efetuadas medições antropométricas (peso, estatura, perímetro da cintura) por observadores treinados. Resultados: Observou-se uma elevada prevalência de comportamentos de risco em ambas as instituições de ensino, com prevalências significativamente superiores na Escola Profissional, com contexto socioeconómico menos favorecido. No geral, estes parecem ter um padrão de estilos de vida menos saudável (média 2,36 vs 2,73, p=0,021; âmbito variação: 0 a 5). Por outro lado, os estudantes do Colégio de Gaia reportaram uma maior ingestão emocional (face a emoções negativas) (52.7% vs 35.8%). As prevalências de inadequação de macro e micronutrientes foram significativamente superiores na Escola Profissional, embora ambas tenham uma inadequação de ingestão de sódio superior a 90 %., A maioria dos estudantes, independentemente da instituição, encontram-se insatisfeitos com a sua imagem corporal (79,2% na Escola Profissional e 61,6% no Colégio de Gaia, p=0,162), maioritariamente por excesso. A prevalência de estudantes com excesso de peso ou obesidade (35,9% vs 31,9%) e em risco cardiovascular, avaliado através da razão perímetro da cintura-altura foram elevadas e superiores na Escola Profissional (22,6% vs 11,0%), mas sem diferenças significativas entre instituições. Conclusões: Os resultados deste estudo além de suportarem diferenças relevantes em termos de hábitos alimentares e de outros estilos de vida entre estudantes de escolas de meios sociodemográficos distintos, poderão servir de base futura à delineação de intervenções nas duas instituições e contribuir para uma melhoria efetiva do ambiente escolar, que se espera promotor de saúde.
