Browsing by Author "Mendes, Ana Rita Monteiro"
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- Aplicação da CCC-P (Checklist da Comunicação da Criança) em crianças com perturbação do espectro do autismoPublication . Mendes, Ana Rita Monteiro; Peixoto, VâniaO presente estudo tem como objectivos principais a realização da adaptação linguística e cultural da Children‟s Communication Checklist (CCC), a comparação das competências comunicativas do grupo de crianças com PEA e com um desenvolvimento considerado normal através da utilização da CCC-P, a correlação das idades com as competências comunicativas no grupo experimental, tal como identificar as características comunicativas das crianças do grupo experimental através da aplicação da CCC-P. Para tal, iniciamos com a tradução e adaptação da CCC para o Português Europeu com a utilização de uma amostra constituída por cinquenta e uma crianças, divididas em dois grupos, trinta e seis no grupo de controlo e quinze no experimental (crianças com autismo entre os 6 a 9 anos) e procedemos à análise dos resultados. Posteriormente recorreu-se ao programa SPSS para comparar as diferentes competências comunicativas da CCC-P dos dois grupos, tal como identificar as competências comunicativas de crianças com PEA. As análises efectuadas foram realizadas através dos resultados do preenchimento da CCC-P realizado por um dos cuidadores da criança. Após análise dos resultados, foi possível dar respostas às questões elaboradas, verificando a existência de diferenças significativas nas competências comunicativas da CCC-P relativamente ao grupo de controlo e experimental e que a área mais forte nas crianças com PEA corresponde ao domínio H (Relações sociais) da checklist. The present study primary main objectives is the achievement of the linguistic and cultural adaptation of the Children‟s Communication Checklist (CCC), and the comparison of communication skills in a group of children with autistic spectrum disorder and the control group by using the CCC-P. For this, we had began with the translation and adaptation of CCC for European Portuguese, and we had applied to a sample of fifty-one children, divided into two groups, thirty-six in the control group and fifteen in the experimental (children with autism between 6 and 9 years old) and proceeded to analyze the results. Aftermost, it was resorted to SPSS programme to compare the different communicative skills of the CCC-P of the two groups, as well as to identify the communicative skills of children with ASD. The analysis were made through the results of the filling CCC-P by one of the children‟s caregiver. After analyzing the results, it was provide answers to questions prepared by checking the existence of significant differences in the communication skills of the CCC-P for the control and experimental group and the strongest area in children with ASD matches the domain H (Social) checklist.
- Perceção dos educadores de infância acerca do uso da comunicação aumentativa e alternativa com crianças com perturbação do espectro do autismoPublication . Mendes, Ana Rita Monteiro; Peixoto, Vânia; Costa, AnaA maioria das crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) apresentam dificuldades na participação e envolvimento nos contextos de vida diária, resultado dos défices a nível da comunicação social acarretados no diagnóstico desta perturbação do neurodesenvolvimento. Esta população beneficia com o uso de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), com o intuito de colmatar as poucas oportunidades de participação no contexto e com diferentes parceiros de comunicação, assim como potenciar o desenvolvimento da comunicação e linguagem. Nesse sentido, o contexto educativo é um meio ideal para proporcionar as interações sociais, as oportunidades de comunicação e a inclusão da criança. Partindo desses pressupostos, achou-se pertinente realizar um estudo com o objetivo de caracterizar o uso da CAA pelos educadores de Infância com crianças com PEA, bem como conhecer a perceção destes participantes acerca do uso da mesma. Para tal foi elaborado e usado um questionário de autopreenchimento e divulgado online. A amostra do estudo é composta por 50 educadores de infância a exercer em Portugal, com experiência na PEA e com conhecimento da CAA. Os resultados demonstraram que os educadores de infância não usam na sua totalidade a CAA em crianças com PEA, e foram identificaram fatores essenciais para o sucesso da utilização da CAA, nomeadamente, a formação, o trabalho colaborativo, o envolvimento dos pais/família, o uso da CAA em todos os contextos e com todos os interlocutores.