Browsing by Author "Melo, Victor Manuel dos Santos de Oliveira"
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- O impacto do storytelling: introdução das feature stories na comunicação do “Turismo Centro de Portugal”Publication . Melo, Victor Manuel dos Santos de Oliveira; Nogueira, Ana GabrielaEste trabalho aborda a evolução das feature Stories no universo jornalístico e o recurso ao storytelling para redigir trabalhos jornalísticos desta natureza. Embora próximas das reportagens tradicionais, as feature stories distinguem-se pela liberdade narrativa, profundidade, foco no interesse humano e estilo literário. Permitem aos jornalistas explorar temas com maior criatividade, afastando-se da estrutura rígida da notícia, como o modelo da pirâmide invertida. Para além de ser efetuada uma análise - enquanto marcos de formato - a duas reportagens/feature stories nomeadas para os prémios Pulizer, de autoria do jornalista J. R. Moehringer, foi efetuado neste trabalho um levantamento histórico relativamente à natureza do storytelling e à sua contribuição enquanto elemento catalisador do conceito de feature stories no universo jornalístico. Foi analisada a diferenciação entre o conceito de feature stories e reportagem e foi efetuado um levantamento de traços essenciais e boas práticas na redação de trabalhos em feature writing, por parte dos autores como Roy Peter Clark (Writing Tools: 50 Essential Strategies for Every Writer, 2006) e Steen Steensen (The Featurization of Journalism, 2011). Foi elaborado um Estudo de Caso, tendo como referência Yin (1994), examinando-se e enquadrando-se o conteúdo a partir de uma análise descritiva com o objetivo de detalhar como as feature stories em análise subscrevem as características do conceito de ‘Feature Story’ e ‘Feature Writing’ apresentados. Posteriormente, é efetuada uma análise de várias reportagens/feature stories criadas pelo autor e publicadas pela entidade Turismo Centro de Portugal, no âmbito das rubricas “Investi no Centro”, “Quero Investir no Centro”, “Estadias com História” e “Ruínas por Empreender”, identificando boas práticas de storytelling conforme os princípios discutidos nos capítulos anteriores e culminando numa análise comparativa entre estes conceitos e a sua aplicação prática no contexto profissional do autor, demonstrando que é possível transformar reportagens com narrativas envolventes que, simultaneamente, situam o leitor no espaço, informam e inspiram, concluindo-se também que estes trabalhos podem tornar-se um elemento diferenciador relevante no órgão/entidade onde são publicados.
