Browsing by Author "Mello, Marisa de Lourdes dos Santos de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A aprendizagem acadêmica estruturada em domínios da leitura, escrita e aritmética para alunos com dificuldades na aprendizagemPublication . Mello, Marisa de Lourdes dos Santos de; Coelho, FátimaCom o presente estudo pretende-se analisar se estruturar a aprendizagem de alunos com dificuldades seguindo a estrutura linguística da Língua Portuguesa e do Raciocínio Lógico Matemático, através de metodologias que permitam analisar e intervir no aprendizado de estudantes que frequentam a rede regular de ensino do município de Fraiburgo, estado de Santa Catarina – Brasil. Participaram 20 alunos. Para avaliação foi utilizado o Teste de Desempenho Escolar que possibilitou personalizar o programa de intervenção definindo as necessidades e habilidades de cada participante. Os programas Pnalexia Plus e Pensamento Lógico foram utilizados na intervenção por três meses, pelo menos duas vezes por semana e ao término deste período os alunos foram reavaliados. Os participantes tiveram evolução, concluindo que a aprendizagem estruturada realmente melhora o aprendizado por permitir seguir a estrutura como base do trabalho, onde o aluno avança de acordo com a própria evolução. O professor tem uma base para seguir planejando os conteúdos e adaptando as atividades numa sequência lógica e previsível. Verificou-se ainda que a integração sensorial, a possibilidade de utilizar material concreto e a repetição dos exercícios permite a fixação duradoura na memória. Os alunos aprenderam que podem recorrer a memória sensorial quando necessitarem ler ou escrever, utilizando a rota léxica, gráfica e fonológica. Com raciocínio lógico os exercícios seguem o sistema decimal onde cada conceito aprendido é pré-requisito para o que vem depois, o que não expõe o aluno a conteúdos ainda não dominados e proporciona atividades que consiga desenvolver com autonomia e independência.