Browsing by Author "Medina, Daniel Elias"
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- Literacia em Saúde: um estudo sobre a população idosa portuguesaPublication . Medina, Daniel Elias; Silva, IsabelA literacia em saúde é definida como a capacidade para aceder, comunicar, compreender, gerir, refletir e tomar decisões relativas à saúde. Estando ligada aos conceitos de empoderamento (empowering) e pensamento crítico. Tendo a mesma, um papel incontornável para obtenção de bons resultados e promoção da saúde dos indivíduos. O presente estudo está organizado em duas partes. A primeira, consiste num estudo de revisão da literatura, que tem como objetivo, conhecer o nível de literacia em saúde na população idosa portuguesa, levando em consideração algumas variáveis sociodemogréficas e clínicas. Deste estudo, os resultados mostram que prevalece na população idosa portuguesa um nível insuficiente de literacia em saúde, o que sugere dificuldades e falhas, na compreensão das informações de saúde, tendo estes indivíduos algumas características comuns, como: idade avançada, baixa escolaridade, baixos níveis de estuto socioeconómico, indivíduos com diagnóstico de doença e idosos com menor perceção de qualidade de vida. A segunda parte se refere a um estudo empírico, que tem como objetivo geral, conhecer o nível de literacia em saúde na população idosa portuguesa, como o nível de literacia segundo os domínios da literacia em saúde funcional, comunicacional e crítica, tendo em consideração algumas características sociodemográficas dos participantes. Foi analisada uma amostra de conveniência composta por 90 idosos, que responderam a um questionário sociodemográfico e clínio, e as Escalas Breves de Literacia em Saúde (ELS). Os resultados indicam, que os idosos que participaram no estudo, possuem um nível mediano de literacia em saúde geral (M=3,01; DP=0,60) igualmente nos três domínios da literacia em saúde; literacia funcional (M= 2,97; DP=0,62), Literacia crítica (M=2,98; DP=0,67) e literacia comunicacional (M=3,05; DP=0,64), sendo esta última, que apresentam melhores resultados. Os resultados revelam também, que há associação entre algumas variáveis sociodemográficas e clínicas, como, a escolaridade, diagnóstico de doença e o grau de perceção de saúde com os níveis de literacia em saúde obtidos pelos idosos.
