Browsing by Author "Matos, Filipa Margarida Sousa Azevedo de Melo"
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- O papel do diretor de turma face à educação especial: conhecimentos, práticas e constrangimentosPublication . Matos, Filipa Margarida Sousa Azevedo de Melo; Costa, AnaA presente investigação tem como objetivo contribuir para a definição do papel do Diretor de Turma face à Educação Especial, procurando perceber quais são os conhecimentos que os Diretores de Turma têm nesta área, os procedimentos que por eles são mais utilizados e os constrangimentos sentidos. O primeiro capítulo pretende efetuar uma breve perspetiva da Educação Especial em Portugal, assim como do conceito de Inclusão, com vista a esclarecer e perceber o contexto em que surgiu o Decreto-Lei nº 3/2008, que atualmente regulamenta esta área. No segundo capítulo procurou-se perceber qual é o papel que o Diretor de Turma desempenha atualmente na Escola e quais as responsabilidades que lhe estão atribuídas pelo supracitado decreto na área da Educação Especial. No terceiro capítulo apresenta-se um estudo empírico, baseado na análise dos dados recolhidos mediante a aplicação de um inquérito por questionário aos Diretores de Turma do terceiro ciclo de duas escolas do País, no ano letivo de 2012/2013, em que se procuraram aferir os conhecimentos, os procedimentos e os constrangimentos sentidos por estes profissionais nesta área. Conclui-se que os Diretores de Turma inquiridos apresentaram algumas lacunas no que respeita ao conhecimento efetivo do Decreto-Lei nº 3/2008 e que desconhecem algumas das responsabilidades e procedimentos relacionados com o acompanhamento do processo dos alunos com necessidades educativas especiais. Conclui-se também pela não existência de procedimentos estruturados nas escolas onde foi efetuado o inquérito. Apuraram-se como principais constrangimentos sentidos pelos inquiridos: a falta de recursos, a falta de ações de informação e sensibilização nesta área e a falta de cooperação entre os principais intervenientes do processo educativo dos alunos com necessidades educativas especiais.
