Browsing by Author "Martins, Valmira Carneiro"
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- Os desafios da gestão da educação ambiental no âmbito do ensino formal em Miranda Do Norte – Maranhão – Brasil, a partir da unidade de educação básica Francisco Carneiro De SousaPublication . Martins, Valmira Carneiro; Silva, RaquelNo limiar do século XXI, fica nítida que a interação entre o ser humano e meio ambiente já não é mais a mesma de tempos atrás, e ultrapassa uma questão primordial, que é a sua própria sobrevivência. Historicamente, o homem no intuito de atender suas necessidades básicas foi criando uma relação desarmônica e desequilibrada com a natureza, sem se dá conta que ele é parte integrante da mesma. Fica evidente a necessidade de estudos e pesquisas que visem sensibilizar o ser humano a agir de forma mais harmônica, responsável e consciente para com o meio ambiente, para que este se mantenha equilibrado para as presentes e futuras gerações. Atualmente o Brasil já tem uma política voltada para a Educação Ambiental formalizada para todas as escolas, em todos os níveis e instâncias. Isto é, que vem desde a Educação Infantil até a formação superior, de instituições públicas e particulares. A Política Nacional de Educação Ambiental, instituída pela Lei 9.795/99, que dispõe sobre a educação ambiental e dá outras providências. Como objetivo deste estudo, pretende-se entender as principais dificuldades encontradas pelos professores, em inserir a temática ambiental no cotidiano da escola, bem como alertá-los da importância de sua utilização enquanto componente curricular da educação formal, o que irá possibilitar o desenvolvimento dos educandos de forma a atuar com uma postura crítica e construtiva. A pesquisa foi realizada através de questionários com questões abertas e fechadas, as quais buscaram o entendimento dos profissionais da escola U. E. B. Francisco Carneiro de Sousa acerca da temática Educação Ambiental. Com a análise dos dados, podemos perceber que em sua maioria, os participantes possuem conhecimento sobre a questão ambiental como uma necessidade em sala de aula, sendo que alguns afirmam trabalhar esse conteúdo, mas, no entanto, ainda existem aqueles que afirmam não conseguir realizar essa atividade dentro do currículo escolar. Faz-se necessário então, a intervenção por parte do poder público responsável pelo fomento das atividades escolares, uma postura que assegure aos profissionais não apenas desta escola, mas de todo o município uma formação adequada para a execução da legislação vigente. A proposta de intervenção deste trabalho busca exatamente uma sensibilização dos profissionais, para então haver uma conscientização dos mesmo sobre a legislação e então ser oferecido uma formação adequada propondo uma abordagem pedagógica a ser utilizada em sala de aula.