Browsing by Author "Marques, Andrea Giovana Pereira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O discurso do texto publicitário na escola pública e privadaPublication . Marques, Andrea Giovana Pereira; Alves, Maria da Piedade Gonçalves LopesOs textos produzidos em nossa sociedade são tão variados que as pessoas interagem incessantemente. Frente a essa diversidade, escolheu-se abordar um gênero de grande circulação na esfera social: a propaganda, e analisar os efeitos do discurso publicitário na formação crítica dos alunos do 3º ano do Ensino Médio na escola pública Rodoval Borges Silva e na escola privada Grupo Perspectivas Construtivas, localizadas no município de Santana, com o intuito de elucidar o debate teórico que suscita a questão dos métodos tradicionais de ensino com novas formas de conhecimento, visto que a propaganda está presente por meio de inúmeros portadores, seja na mídia impressa (jornais, revistas, cartazes, prospectos, folhetos), seja na eletrônica (cinema, televisão, internet). Além disso, para que fosse melhor entendido o contexto, foi importante verificar, de que maneira as instituições de ensino em conjunto com os docentes organizavam-se e trabalhavam a formação de leitores proficientes, no sentido de dinamizar e incrementar as aulas de língua portuguesa em situações reais de comunicação e usos sociais. Sob esse ponto de vista, diante dos questionamentos suscitados, através de nosso estudo comparativo mediante a temática – O discurso publicitário na escola pública e privada – constatamos (através de análise de entrevistas feitas às diretoras, professores e pedagogos e pela aplicação de questionários a alunos) que o gênero propagandístico não é inserido no currículo formal como uma produção cultural e os professores que utilizam o discurso publicitário são de forma individualizada em que predominam os aspectos formais da linguagem, nas escolas participantes de nossa dissertação. Dessa forma, o objetivo de trabalhar com este gênero foi o de verificar de que maneira os alunos estavam se relacionando com a diversidade linguística do mundo moderno e qual o posicionamento crítico nas relações de poder e ideologias presentes no mesmo. Nesse aspecto, os alunos da rede privada por terem mais contato com textos publicitários, em alguns momentos, tiveram uma postura mais crítica e proficiente com base nos questionários propostos. Além disso, pretende-se com este trabalho, possibilidades de transformar a pedagogia apenas tradicional em uma pedagogia da dinâmica social, proporcionando a superação de leituras superficiais e lineares e colaborar com pesquisas pertinentes à área de ensino aprendizagem, bem como reiterar as ideias de uma nova forma de conceber e trabalhar a linguagem em sala de aula. No sentido de sensibilizar os professores, para este tipo de texto, planificou-se um Workshop para cada escola.