Browsing by Author "Maciel, Ernane Ferreira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Autonomia na construção do conhecimento perspectivas pela educação à distânciaPublication . Maciel, Ernane Ferreira; Reis, PedroEste estudo teve o objetivo de investigar as dificuldades dos alunos relacionadas à falta de autonomia para conduzir seus estudos e construir aprendizagens significativas. O objeto da pesquisa consistiu na identificação de características das manifestações dos alunos, diante do percurso de aprendizagem da modalidade educacional semipresencial, em um curso de mestrado. Foram aplicados dois questionários que levantaram dados sobre a organização para estudar, os obstáculos nos momentos de estudo à distância, as características pessoais e os sentimentos dos alunos nos momentos em que se encontravam distantes dos professores, dos colegas e do orientador. A amostra foi submetida à investigação por meio do método da Análise Sociológica do Discurso, e os resultados mostraram sentimentos de angústia, ansiedade, insegurança, que de alguma maneira prejudicaram o desempenho, mas também houve sentimentos de esforço, dedicação e disciplina, que levaram à conclusão dos estudos. A análise das estratégias metodológicas que visem o desenvolvimento da autonomia baseou-se em quatro teóricos do conhecimento filosófico, social, cognitivo e pedagógico: Spinoza, Marx, Vygotsky e Paulo Freire. Observou-se como a influência da história sociocultural e política pode ser determinante do estilo de aprendizagem dos alunos. Além disso, apontou a necessidade de uma educação básica capaz de produzir concepções que contribuam para a transformação social, pois o ensino focado somente nas necessidades do mercado de trabalho não proporciona reflexões que venham a somar no desenvolvimento do que é autônomo e significativo para o indivíduo. Os resultados sugerem que a autonomia para o estudo produz novos modi operandi dos alunos na educação básica, em cursos de graduação e pós-graduação.
