Browsing by Author "Machado, Joaquina de Lurdes Martins"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Impacto do computador Magalhães em literacia da informação dos alunos do 1º CEB do concelho de Montalegre: estudo de casoPublication . Machado, Joaquina de Lurdes Martins; Freitas, Judite A. Gonçalves deAs Tecnologias da Informação e Comunicação (vulgo TIC), ferramentas fundamentais da sociedade de informação, têm evoluído significativamente nas últimas décadas, trazendo novas oportunidades à Educação. O computador veio, desta forma, transformar e, de algum modo, revolucionar os sistemas educativos. Tal como noutras áreas da atividade humana, a introdução das Tecnologias da Informação e Comunicação em contexto escolar, tem vindo a ser alvo de reflexão e análise, em relação ao impacto que elas têm e às mudanças que podem provocar no processo de ensino/aprendizagem. Embora a introdução das TIC no processo ensino/aprendizagem se tenha mostrado um processo algo lento e moroso, atualmente, emergem novas possibilidades que permitem potenciar a utilização dos computadores no 1º Ciclo do Ensino Básico, como o programa e-escolinha, que disponibiliza aos alunos computadores portáteis, adequados à sua faixa etária, o que poderá levar a uma mudança de práticas de utilização das TIC na sala de aula. Podemos assim afirmar que o desenvolvimento tecnológico das últimas décadas tem permitido às escolas o acesso a ferramentas digitais, de forma a inovar o processo ensino/aprendizagem e motivar os alunos para a construção do seu próprio conhecimento. Desde cedo deve ser treinado o constante processo de produção de conhecimento e, cabe à escola promover junto das crianças e dos jovens, o hábito e os métodos de trabalho que estimulem as competências em literacia da informação, enquanto capacidade para aceder e usar a informação, de forma adequada e eficiente. No mundo atual da Sociedade da Informação é imprescindível ao cidadão comum adquirir a destreza das competências inerentes à literacia da informação. A participação ativa e consciente no sistema democrático, o sucesso educativo, profissional e pessoal são indissociáveis da capacidade dos indivíduos conseguirem atuar convenientemente sobre a imensa quantidade de informação que os rodeia. Ao longo deste estudo pretende-se estudar a utilização do Computador Magalhães pelos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico nas escolas do Concelho de Montalegre. Pretende-se também percecionar o impacto do projeto Magalhães nas competências em literacia da informação dos referidos alunos.