Browsing by Author "Lopes, Joana Isabel Sousa"
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- O papel dos influenciadores digitais como intermediários privilegiados entre as empresas e os consumidores: uma análise de discurso de conteúdos no InstagramPublication . Lopes, Joana Isabel Sousa; Simões, ElsaNo presente trabalho pretende-se refletir sobre o estado da arte da promoção das marcas junto dos consumidores através da análise específica de algumas novas formas de publicidade, onde se recorre aos influenciadores digitais e à sua interação com os públicos na rede social instagram. O crescimento do marketing digital tem vindo a refletir-se, de forma clara, na atuação das empresas e nas formas atuais de promoção das marcas. Tem contribuído para uma maior fidelização de clientes, uma grande divulgação das marcas e, consequentemente, assume-se como um meio privilegiado para o aumento das vendas. A transformação digital tornou-se uma realidade no dia-a-dia das empresas e tem vindo a suportar a criação de novos modelos de negócio. A chegada da internet e os seus posteriores desenvolvimentos vieram trazer alterações consideráveis no que diz respeito à comunicação entre as marcas e os consumidores. O reconhecimento da existência desta nova realidade motivou as empresas a encontrarem formas diferentes de dialogar com os seus públicos-alvo. Nessa medida, as redes sociais tornaram-se um canal de comunicação pertinente e relevante nos dias que correm. Através da sua utilização, as marcas alteraram e adaptaram os meios tradicionais de comunicação às suas necessidades específicas e adotaram este novo conceito que, além de outras vantagens, permite, sobretudo, uma maior proximidade com o consumidor. Desta forma, surgiram os líderes de opinião, conhecidos como ‘influenciadores digitais’, que se tornaram um recurso importante para as marcas, devido à sua capacidade de influenciar decisões e ao seu poder comunicacional. É objetivo deste trabalho refletir sobre esta nova atividade de comunicação que é levada a cabo através do meio digital e a forma como pode ser usada em proveito da promoção de empresas e marcas específicas, procurando entender o modo como os influenciadores e a sua atuação na rede social instagram, especificamente, podem constituir-se como fatores essenciais para as estratégias de comunicação entre as empresas e os consumidores. Para este efeito, recorreremos, no estudo de caso, a uma análise de conteúdo das publicações dos influenciadores no instagram, uma vez que esta é uma das redes sociais com maior relevância nos dias de hoje, assim como a mais utilizada para a partilha de conteúdos de influenciadores digitais com um elevado número de seguidores.
