Browsing by Author "Lobo, Edson Valdo Ferreira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O acesso dos alunos com transtorno do desenvolvimento intelectual ou físico ao ensino superiorPublication . Lobo, Edson Valdo Ferreira; Coelho, FátimaNo Brasil, a inclusão dos alunos com transtornos do desenvolvimento intelectual ou físico está prevista desde a educação básica ao ensino superior, buscando todos os segmentos garantir a educação para todos. O presente trabalho de investigação tem como objetivo geral compreender quais são as condições de acesso dos alunos com necessidades educativas especiais, provenientes de transtornos do desenvolvimento intelectual ou físico, sejam pedagógicas ou físicas, nas instituições de ensino superior. Trata-se de um Estudo de Caso, cuja pesquisa ocorreu em um Instituto de Ensino Superior do Estado do Maranhão/Brasil. Participaram desta pesquisa, vinte e quatro professores de um Instituto de Ensino Superior e vinte e dois alunos com transtorno do desenvolvimento intelectual ou físico que estudam nesta instituição de ensino superior. Utilizou-se como instrumento de recolha de dados duas entrevistas estruturadas. Conclui-se que a maioria dos professores do ensino superior possuem pouca ou nenhuma experiência no processo de inclusão e também não possuem formação que contemple o aprofundamento de temáticas relacionadas com a área. Concluiu-se ainda que o processo de acesso dos alunos com transtornos do desenvolvimento intelectual ou físico ao Ensino Superior, depende das adaptações da estrutura física da instituição e o planejamento pedagógico das disciplinas, pois é segundo os professores uma oportunidade de garantir, a efetivação da inclusão. Também foi referida como dificuldade, a seleção dos alunos ao ingresso ao curso superior. Para os participantes é importante organizar uma estrutura para selecionar e receber os alunos, isso incluí também os testes, as provas adaptadas e a estrutura física.