Browsing by Author "Lobato, Suely de Jesus"
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- A Ressignificação da Gestão Escolar no Centro de Ensino Terezinha de Jesus Silva Borges: da formação pedagógica aos novos rumos da gestãoPublication . Lobato, Suely de Jesus; Fragata, OrlandoO presente trabalho trata sobre a gestão escolar no Centro de Ensino Terezinha de Jesus Silva Borges. Um estudo de caso, cuja intenção é compreender a gestão no contexto da pesquisa e contribuir para o processo de sua organização sob a luz das recentes discussões e novas demandas da área da gestão, apontando para a ressignificação do termo no contexto da escola. Quanto aos objetivos específicos pretende-se: refletir sobre a organização pedagógica da escola, identificar os entraves no processo de ensino, caracterizar o papel dos gestores frente às novas exigências educacionais, além de descrever, conforme os participantes da pesquisa, o modelo de gestão escolar. As discussões sobre organização e gestão escolar, competências e características do gestor e outros assuntos tiveram como referência as obras de autores do ramo educacional, destacando-se: Paro (2015, 2017); Libâneo (2004, 2005, 2006), Luck (2017), entre outros. Na primeira parte do trabalho, faz-se a revisão da literatura. Na segunda parte, apresenta-se a metodologia utilizada na pesquisa, evidenciando o estudo de caso, subsidiado pela coleta de dados que utilizou como técnica a aplicação de questionários para 32 participantes do contexto da pesquisa educacional. Concluiu-se, portanto que a gestão da escola enfrenta sérios problemas no processo de ensino, comprovados pelos resultados que apontam fragilidade no processo de formação dos gestores da escola, uma vez que nenhum dos inquiridos possui formação condizente para o exercício da função e alegam indisponibilidade para fazê-lo. Trinta por cento dos participantes consideram os gestores profissionais com alto nível de displicência com os problemas da escola, enquanto quarenta e cinco por cento dizem que a gestão escolar é pouco organizada e, por último, e, mais grave, cinquenta por cento classificam a gestão escolar como centralizada. Assim, os dados apresentados corroboram a necessidade de uma intervenção na gestão da escola com plena certeza de que esta investigação é importante para compreensão de que o gestor escolar é o fio condutor do processo de ensino, podendo levá-lo ao sucesso ou fracasso.
