Browsing by Author "Lindo, Nuno"
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- Bairro da Pasteleira: proposta para a requalificação do espaço público no contexto dos novos desafios sociodemográficosPublication . Lindo, Nuno; Faria, Luís Pinto deO presente trabalho tem como objetivo a requalificação do espaço público do Bairro da Pasteleira, construído entre 1958 e 1960, tendo como principal enfoque a adaptação deste território ao contexto dos novos desafios sociodemográficos. No sentido de enquadrar o estudo do caso, foi feito um levantamento histórico dos bairros sociais do Porto, com a análise dos planos realizados entre 1932 e 1962, para que seja percetível a evolução das diferentes tipologias, a ocupação dos núcleos habitacionais ao longo do território da cidade e de um modo geral, como estão relacionados com a envolvente no local de implantação. Foi realizada uma caraterização demográfica para demonstrar a nova realidade da cidade do Porto com o aumento do índice de envelhecimento e as suas restantes consequências, bem como uma análise à mobilidade, para que seja percetível o modo como a população se desloca ao longo do território. A adaptação do espaço público à população idosa e/ou com mobilidade reduzida, torna-se um fator importante para a cidade, tendo em conta o aumento do índice de envelhecimento do Porto. O Bairro da Pasteleira apresenta no seu território grandes diferenças de cotas, que juntamente com a inexistência de locais de lazer ou de estadia torna-se um desafio para a população idosa e/ou com mobilidade reduzida utilizar o espaço público do bairro. Foi realizado um levantamento dos percursos da população e aos pontos críticos de acessibilidade que estão dispostos ao longo dos trajetos, bem como um estudo aos espaços verdes, à mobilidade e ao uso do automóvel, uma vez que o crescente uso deste meio de transporte trouxe consequências para o Bairro da Pasteleira. A proposta desenvolvida no capítulo V surge como materialização da investigação ao longo desta dissertação de mestrado, de modo a melhorar a qualidade do espaço público do bairro, propondo locais destinados à população que atualmente são inexistentes, bem como a sua adaptação à população idosa e /ou com mobilidade reduzida, com novas ligações ao longo do território e a resolução do problema do uso do automóvel no bairro.